Segundo a gerente da categoria, Raquel Martins, a solução da LG atende o consumidor que busca praticidade para a reprodução de seus arquivos e facilidade na conexão com a internet, sem precisar de um computador para isso. "Com esse produto, atendemos essas necessidades e levamos a plataforma Smart para todos os televisores, até mesmo os que não contam com acesso à internet, independente do fabricante", explica. Foi para avaliar o desempenho nessas funções que solicitamos um exemplar para teste.
FACILIDADE DE INSTALAÇÃO
Em três etapas você coloca o media center para funcionar. Você só precisa ligá-lo à tomada de energia e a uma entrada HDMI disponível no seu televisor ou home theater. Feita a conexão, acessamos configurações de REDE e internet SEM FIOS. Como ele já traz um receptor Wi-Fi N integrado, bastou digitar a senha de rede doméstica para acessar a internet. Destaque também para a qualidade da recepção, já que ficamos a mais de 35 metros de distância do nosso roteador, com paredes como obstáculo, e ainda assim recebemos o sinal de forma eficiente. Se preferir, ou não tiver um roteador wireless, pode usar a porta Ethernet presente no produto para ter acesso à internet. Nesse caso, o único diferencial é designar o modo COM FIOS, durante a configuração de rede.
WEB BROWSER E LOJA DE APLICATIVOS
A tela inicial é extremamente amigável e nos deixa personalizar os aplicativos mais interessantes para acesso rápido. Temos a divisão em quatro grandes menus: PREMIUM, APLIC. LG, NAVEGADOR WEB e SMART HUB. No primeiro encontramos os principais parceiros de conteúdo da empresa, com destaque para os novos aplicativos da MTV e da Revista Caras. Além deles, há outros globais, como Youtube, Picasa, etc, para acesso rápido a esses canais. Aqui, não há muito segredo: a navegação é simples e eficiente. As páginas demoram em média 3 segundos para carregar e um teclado virtual facilita a digitação.
O NAVEGADOR WEB é outro diferencial que merece destaque. Ele permite que a gente visite qualquer site da internet, de forma livre, e até armazene os favoritos para acesso rápido (sem a necessidade de digitação dos endereços). O carregamento depende da complexidade de cada página, mas não demora muito tempo, embora seja evidentemente mais devagar do que quando fazemos com um computador. Comparado com outros media centers com função de internet ou até mesmo Smart TVs, o tempo de carregamento das páginas manteve-se na média. O manual informa que o browser não é compatível com alguns protocolos de internet, incluindo alguns conteúdos em flash (inferiores a versão 8). Na prática, o que percebemos é que com exceção dos vídeos carregados no Youtube, outros conteúdos em flash de sites não foram carregados.
A loja de aplicativos ainda está em desenvolvimento e, na primeira conexão, é preciso se registrar para ser reconhecido e assim manter-se conectado toda vez que o Smart Upgrader for iniciado. Tem muitos aplicativos disponíveis, a grande maioria em inglês, mas algum conteúdo em português começa a surgir, como o Cineclick (veja no Planetech um post desse interessante aplicativo).
BOA COMPATIBILIDADE
Dá pra utilizar a porta USB para conectar um pen-drive e reproduzir conteúdos disponíveis na internet. No entanto, como o produto é compatível com o protocolo DLNA, você pode utilizar a descoberta em rede e, valendo-se do software Nero Media Home 4 (que acompanha o produto e deve ser instalado no PC), acessar remotamente seus arquivos. No entanto, para reproduzir esses conteúdos, é necessário que o computador esteja ligado. Embora pareça complicado, fazer esse tipo de compartilhamento de mídia é extremamente simples. Uma vez que o software está instalado no PC, ele faz um busca por seus vídeos, fotos e músicas e passa a compartilhá-los na sua rede doméstica. Como o Smart Upgrader é compatível com DLNA, é capaz de reconhecer esses arquivos e, assim, acessá-los remotamente, seja de forma cabeada ou até mesmo por meio da internet sem fio. O produto roda os principais formatos disponíveis na internet, com exceção dos .ISO, inclusive de alta resolução e tem suporte a legendas. Na parte de áudio, ele é compatível com os codecs Dolby Digital e DTS, mas não reproduz os recentes DTS HD e Dolby Digital HD.
FIQUE ATENTO:
• O aplicativo LG Remote, para Android e iPhone, transforma smartphones em controle remoto. Além disso, celular pode cumprir o papel de teclado virtual, facilitando a digitação de endereços.
• O Smart TV Upgrader é compatível com o novo protocolo de comunicação WiFi Direct, que promete ser mais veloz e com maior largura de banda do que o DLNA. Mas como é muito recente, pouquíssimos aparelhos são compatíveis.
• O controle remoto traz teclas coloridas de atalho, para acesso rápido a determinadas funções. Na parte central, além das teclas de navegação, um sensor (touchpad) permite "navegar" pelas páginas com mais facilidade.
FICHA TÉCNICA
Modelo: Smart TV Upgrader LG ST600
Principais recursos: acesso à internet, loja de aplicativos, parceiros de conteúdo e media center.
Formatos compatíveis: vídeo - AVI, DivX, MPEG4, MKV, MP4, ASF e WMV; áudio – MP3, WMA, Dolby Digital e DTS; fotos – JPEG e PNG
Conexões: HDMI, Ethernet, digital óptica e USB
Dimensões: 11 x 2.9 x 11cm
Peso: 280g
Nenhum comentário:
Postar um comentário