quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Gaddafi 'teve o que mereceu', afirmam enfermeiras búlgaras-Filho de Kadafi é detido por rebeldes em Sirte, diz porta-voz do CNT

(AFP) -As cinco enfermeiras búlgaras que ficaram presas por oito anos na Líbia em função do escândalo da infecção de crianças líbias com o vírus da Aids comentaram a notícia da morte de Muamar Gaddafi afirmando que "ele teve o que mereceu".
"A notícia me deixou muito feliz. É uma punição. Um cachorro como ele merecia morrer como um cachorro", afirmou Valya Chervenyashka à AFP.As enfermeiras foram torturadas e duas vezes sentenciadas à morte no regime de Gaddafi.Valentina Siropolu, outra das enfermeiras libertadas em 2007, declarou: "Eu estou muito feliz, eu esperava por isso. Ele teve o que mereceu".Snezhana Dimitrova e Kristiana Valcheva, contudo, tiveram uma reação diferente.
"Eu ficaria feliz se ele tivesse sido capturado vivo", afirmou Valcheva."Não posso ficar feliz com a morte de ninguém, mesmo de meu inimigo", acrescentou Dimitrova.
As cinco disseram ainda esperar que os novos líderes da Líbia as inocentem."O principal objetivo do governo búlgaro deveria ser exigir que nossa inocência seja reconhecida", acrescentou Chervenyashka.As cinco enfermeiras búlgaras, junto com um médico palestino, foram presos na Líbia, em 1999, sob acusação de infectar 438 crianças com o vírus HIV em um hospital pediátrico de Benghazi.Especialistas, incluindo Luc Montagnier, o virologista codescobridor do HIV, testemunhou que a infecção se deu por causa de carência de higiene.
O caso ganhou as manchetes mundiais e os envolvidos foram libertados e voltaram para Bulgária em 2007.
MORTE DO FILHO DE KADAFI

Mutasam Kadafi, um dos filhos do ex-líder líbio, foi detido pelas forças rebeldes em Sirte, informou à Agência Efe em Benghazi o porta-voz do CNT (Conselho Nacional de Transição), Shams Eddin.
"Mutasam foi capturado vivo pelos rebeldes, e levado para Misrata", afirmou Eddin. Além disso, o porta-voz declarou à Agência Efe que o ministro da Defesa do regime de Kadafi, Abu Bakr Yunis, também morreu em Sirte, mas há dois dias, durante combates entre brigadas pró-Kadafi e tropas fiéis ao CNT, entidade rebelde que atualmente governa o país.Eddin acrescentou que um filho de Yunis também morreu nos mesmos confrontos. Segundo ele, o CNT ainda não dispõe de informações sobre o paradeiro de Seif al Islam, filho de Kadafi supostamente escolhido para substituir seu pai no poder.
"Seif al Islam e Abdullah Senussi, chefe dos serviços de inteligência do antigo regime, estavam em Bani Walid (a 150 quilômetros a sudeste de Trípoli) antes que a cidade fosse controlada por nossas forças, e depois fugiram em uma direção desconhecida", acrescentou.Mutasam, médico de formação, havia assumido o papel de conselheiro de segurança de seu pai e, segundo os dirigentes rebeldes, era o responsável pelas brigadas fiéis ao antigo regime que combatiam as forças do CNT em Sirte, cidade natal do líder líbio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...