quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ar polar segue para Norte do país a partir de quinta; nevascas são improváveis

A frente fria que assola o centro-sul do país desde o final de semana começará a perder força a partir da quinta-feira (25), segundo o Inmet. Mesmo assim, ainda é possível que seja registrada formação de geada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. "A temperatura ainda vai cair muito com a passagem da massa de ar polar para o Norte do país. Poderemos ter recordes de marcas negativas", avisou a meteorologista Daniele Lima, do Climatempo. Nesta quarta-feira (24), os termômetros registraram a manhã mais fria do ano em Vilhena (RO) com 7,7ºC. A manhã mais fria da região tinha sido registrada ontem com 10,9ºC. Já no Rio Branco (AC), os recordes também fora quebrados nessa madrugada.

Os termômetros marcaram 8,2ºC batendo os 15,2ºC registrados ontem. Segundo o meteorologista Vagner Anabor, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mesmo com temperaturas ainda muito baixas o registro de novas nevascas está praticamente descartado. Até o final desta semana a massa de ar polar avança para o Paraguai e a Bolívia, afetando também regiões tropicais do oeste brasileiro. Os próximo dias devem ser de temperatura baixas ao amanhecer, entre 0ºC e 5ºC, mas com as máximas já devendo alcançar 17ºC no Rio Grande do Sul na quinta-feira (25) e 21ºC na sexta-feira (26). Nesta quarta (24), a frente fria seguirá atuando entre o Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil e sul da região amazônica. O dia terá chuva no cone leste paulista, RJ, sul e sudeste de MG. No ES a choverá principalmente a partir da tarde. A friagem continuará sobre o MT, RO e AC.

Pancadas de chuva localizadas ocorrerão entre o AM, RR, centro-norte do PA, do MA, norte do PI e do CE e de forma mais isolada no AP. Tempo instável com sol e períodos com chuva passageira no sul da BA, do leste de SE, de AL, de PE, PB e RN. Nas demais áreas da PB, RN e CE o dia fica nublado com períodos de chuva isolada O sol predominará entre SC, PR, oeste de SP e MS e no interior do país. Norte No norte e oeste do AM, oeste do AC, oeste do PA e em RR: nebulosidade variável com pancadas de chuva isoladas. Sul e leste do AP: sol e poucas nuvens Norte do PA demais áreas do AP: pequena chance de pancadas de chuva. Sul de RO e do AC: dia nublado. No sudeste do PA e centro-sul do TO: predomínio de sol.

Nas demais áreas: sol e poucas nuvens. Temperatura máxima baixa em RO e no leste do AC. Temperatura máxima: 37°C no nordeste do AM. Temperatura mínima: 15°C no sul de RO. Já na quinta, no norte do AM e do PA, e em RR e AP, a nebulosidade será variável com pancadas de chuva isoladas. Nas demais áreas, predominará o sol. Temperatura baixa no sul de RO. (*Com informações de Flávio Ilha, de Porto Alegre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...