quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

"Hotel Budapeste" e "Birdman" lideram indicações ao Oscar; veja a lista

"Whiplash", "Boyhood", "Birdman", "A Teoria de Tudo", "Selma" e "O Grande Hotel Budapeste" estão entre os indicados ao Oscar de melhor filme

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na manhã desta quinta-feira (15) os indicados ao Oscar 2015 e "O Grande Hotel Budapeste" e "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" saíram na frente, com nove indicações cada um. "O Grande Hotel Budapeste" foi indicado principalmente às categorias técnicas, incluindo fotografia, figurino, edição, maquiagem e cabelo e desenho de produção, além de filme, direção (Wes Anderson), trilha sonora original e roteiro original. Já "Birdman" foi lembrado nas categorias mais "artísticas": melhor filme, direção (Alejandro G. Iñárritu), ator (Michael Keaton), ator coadjuvante (Edward Norton), atriz coadjuvante (Emma Stone), fotografia, edição de som, mixagem de som e roteiro original. "Boyhood - Da Infância à Juventude", que estava entre os favoritos para liderar a corrida ao Oscar, ficou com apenas seis indicações, incluindo melhor filme, direção (Richard Linklater), ator coadjuvante (Ethan Hawke), atriz coadjuvante (Patricia Arquette), edição e roteiro original. Entre os indicados ao prêmio de documentário está "O Sal da Terra", de Juliano Salgado e Wim Wenders, sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

Nas categorias de atuação, a grande surpresa foi a francesa Marion Cotillard, que correu por fora e conseguiu uma indicação de melhor atriz por "Dois Dias, uma Noite", dos irmãos Dardenne. Cotillard já ganhou um Oscar por "Piaf - Um Hino ao Amor". Ela disputa com Felicity Jones ("A Teoria de Tudo"), Julianne Moore ("Para Sempre Alice"), Reese Witherspoon ("Livre") e Rosamund Pike ("Garota Exemplar"). Bradley Cooper, apesar de já aparecer em algumas apostas, também foi uma surpresa. Ele disputa a estatueta de melhor ator com Steve Carell ("Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo"), Benedict Cumberbatch ("O Jogo da Imitação"), Michael Keaton ("Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)) e Eddie Redmayne ("A Teoria de Tudo"). O anúncio foi feito pelo ator Chris Pine ("Star Trek"), e Cheryl Boone Isaacs, presidente da Academia, no Teatro Samuel Goldwyn, em Beverly Hills.

Este ano, foram 323 as produções elegíveis ao Oscar de melhor filme, 35 a mais do que no ano passado. Em 2014, "Trapaça" e "Gravidade" lideraram a lista, com dez indicações cada, seguidos por "12 Anos de Escravidão", com nove. Este último acabou vencendo o Oscar de melhor filme. Os vencedores do Oscar 2015 serão conhecidos no dia 22 de fevereiro, em cerimônia realizada no Dolby Theatre, em Hollywood, com transmissão para 225 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...