sábado, 12 de fevereiro de 2011

Críticos dizem que nova música de Lady Gaga é "Madonna demais para quem procura própria identidade"

Christine Kearney/De Nova York


Divulgação

Lady Gaga em capa do single "Born This Way"
O novo single de Lady Gaga, "Born This Way", estreou nesta sexta-feira (11) e foi rapidamente comparado a Madonna. A música, um gesto de aceitação à diversidade racial e sexualidade, é a faixa principal do novo álbum do mesmo título a ser lançado em maio. Lady Gaga deve cantar a canção ao vivo na entrega dos prêmios Grammy, no domingo (13).A cantora de 24 anos, nascida em Nova York, disse que escreveu "Born This Way" em apenas dez minutos e que a canção é um hino ao orgulho gay. Mas vários críticos e fãs observaram que o som é muito semelhante ao sucesso de Madonna "Express Yourself", de 1989.
"Basicamente é 'Express Yourself', de Madonna, retrabalhado com um toque de 'Vogue', também de Madonna. É Madonna demais para alguém que procura definir sua própria identidade", escreveu Neil McCormick, crítico do "Daily Telegraph" de Londres.Os fãs pensaram a mesma coisa, e "Madonna" e "Express Yourself" rapidamente viraram dois dos principais tópicos no Twitter. Para alguns jornalistas especializados em música, a semelhança entre as duas canções não passa das influências normalmente derivadas de outros gêneros musicais ao longo das décadas.A revista "Rolling Stone" atribuiu quatro estrelas, de um total possível de cinco, ao single com toques de house e disco. "Apesar do gesto óbvio em direção a 'Express Yourself', de Madonna (que por sua vez foi simplesmente a versão de Madonna de 'Respect Yourself', dos Staple Singers), a canção é imbuída de décadas de tradição disco gay", disse a revista. "'Born This Way' resume todos os mitos complexos de Lady Gaga, sua política, sua angústia existencial católica, o batom borrado, em uma explosão pop brilhante".Lady Gaga, cujo nome real é Stefani Germanotta, já foi comparada a Madonna muitas vezes pelas táticas de choque que emprega em seus vídeos musicais e apresentações ao vivo, além de suas canções pop dançantes como "Bad Romance" e "Poker Face".Gaga, que aparece na capa de março da "Vogue" com cabelo cor de rosa, disse à revista que quer que o novo álbum seja "nada menos que o maior álbum da década". Ela falou ao programa de TV "60 Minutes", em entrevista que vai ao ar no domingo: "uma de minhas maiores obras de arte é a arte da fama. Sou mestre na arte da fama".Os álbuns anteriores de Lady Gaga foram "The Fame" e sua versão estendida, "The Fame Monster", ambos com grandes vendas.
Música de Lady Gaga se torna a mais baixada em três horas
 
O novo single de Lady Gaga, "Born This Way", se tornou a música mais vendida do iTunes em menos de três horas, de acordo com o site oficial da cantora.
Segundo o site, a música bateu o recorde do iTunes. Antes, a dona do recorde era Taylor Swift, com a música "Mine", que chegou ao primeiro lugar em cinco horas. O single pode ser escutado no site oficial e estará no próximo álbum de Lady Gaga, que terá o mesmo nome e está previsto para ser lançado no dia 23 de maio. "Born This Way" deveria ser lançada inicialmente na cerimônia do Grammy, que ocorre neste domingo, mas Gaga afirmou por seu twitter que não aguentaria esperar.
POLÊMICA
Assim que foi lançada nesta manhã, a nova música de Lady Gaga levantou polêmica por ser muito parecida com "Express Yourself", de Madonna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...