quinta-feira, 10 de março de 2011

Ribeirão Preto-SP-Famílias são resgatadas de bote e córregos transbordam com temporal

Chuva durou pouco mais de uma hora e causou estragos por toda cidade


Foto: J.F. Pimenta/ A CidadeUm temporal de pouco mais de uma hora causou alagamentos e estragos em várias regiões de Ribeirão Preto nesta quarta-feira (9). Na Vila Virgínia, seis pessoas - cinco de uma mesma família e uma senhora de 90 anos - foram resgatadas dentro das casas por um bote do Corpo de Bombeiros.
Os dois principais córregos da cidade – Ribeirão e Retiro Saudoso – transbordaram. Avenidas importantes da cidade, como Nove de Julho, Treze de Maio e Jerônimo Gonçalves, ficaram alagadas. Na Álvaro de Lima, a água chegou a inundar as casas. Na Francisco Junqueira, uma árvore caiu no muro da Escola Estadual Cônego de Barros.
A região central também foi afetada. Na Rua São José, motoristas passaram pela calçada do Shopping Santa Úrsula para escapar da enxurrada. Quem não se arriscou, ficou 40 minutos parado, até que o volume da água diminuísse. Em um cruzamento do Jardim Macedo, um carro caiu em um buraco e ficou preso. Um guincho foi acionado.Moradores da Favela do Brejo e do Núcleo Vida Nova perderam móveis com a enchente. Assistentes sociais da prefeitura ficaram de ir aos locais ainda na madrugada para verificar a situação e saber se há desabrigados. A avenida Jerônimo Gonçalves, na altura da rua Santos Dumont, também registrou alagamento, assim como a avenida Treze de Maio, próximo à praça Expedicionários.
Na avenida Nove de Julho, esquina com a rua São José, um bueiro entupido causou alagamento nas vias e impediu que carros trafegassem pelo local.Moradores do Jardim Marchesi relataram que a enxurrada invadiu pelo menos 20 casas, no Conjunto Núcleo Vida Nova.Uma mulher grávida de oito meses foi resgatada por um de seus filhos.
"A água subiu até o joelho e meu filho me ajudou a ir para um lugar mais seguro", disse Andressa Cristina Egídio, 29 anos.

Prefeitura decreta estado de calamidade pública por causa da chuva

Volume excessivo dos últimos dias deixou várias estradas intransitáveis


Baixe o Adobe Flash 
PlayerBaixe o Adobe Flash Player
A Prefeitura de Carmo do Rio Claro decretou nesta quarta-feira (09) estado de calamidade pública por causa dos estragos das estradas rurais do município causados pelo volume excessivo de chuva que caiu na cidade nos últimos dias. Segundo a prefeitura, desde a manhã da última segunda-feira (7), centenas de veículos tiveram que ser arrastados por máquinas e tratores.
Com o decreto de calamidade pública, a administração aguarda aogra a visita do Corpo de Bombeiros que dará o laudo atestando a situação das estradas rurais. A prefeitura informou que busca recursos junto aos governos estadual e federal para a reconstrução das estradas. Por enquanto, a orientação é para que os moradores evitem transitar pelas estradas rurais até que a situação seja amenizada.
Foto: Prefeitura Carmo Rio Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...