"Estou feliz por termos encontrado uma maneira original de fazer uma cena que está no ‘hall’ das grandes cenas da TV brasileira. Tive que fechar os olhos e me jogar. Se encarasse a cena como uma grande responsabilidade, não teria liberdade para trabalhá-la. Eu enxerguei tudo como uma grande oportunidade e desafio", contou Thiago.Ainda na entrevista. ele explicou que seu personagem vai renegar todo o materialismo, consumismo e imediatismo na cena de nudez: "Ele alerta o pai sobre a fragilidade de seus valores com essa atitude. Estar nu me levou a um estado de vulnerabilidade que era muito importante", afirmou o ator.
Estreia na Globo"O Astro".
Autoria
A nova versão de "O Astro" está sendo escrita por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro. Alcides teve como último trabalho a novela "Ciranda de Pedra" e Geraldo esteve à frente de "Faça Sua História" com o auxílio de João Ubaldo Ribeiro. A direção foi encarregada a Mauro Mendonça Filho, responsável por projetos como "Negócio da China" e "Toma Lá Dá Cá" em parceria com Miguel Falabella.Já a versão original de "O Astro" foi escrita por Janete Clair e dirigida por Daniel Filho e Gonzaga Blota. Janete Clair começou a escrever na década de 50 após incentivo de seu esposo Dias Gomes, que já era roteirista. À época, as radionovelas ainda estavam em evidência. Janete emplacou novelas na extinta TV Tupi, porém, sua carreira teve como apogeu na Globo, onde escreveu as bem sucedidas "Irmãos Coragem", "Selva de Pedra", "Pecado Capital" e a própria " O Astro".

A novelista Janete Clair
A aceitação do público às novelas da autora era tamanha que ela foi a única a conquistar os 100 pontos de audiência. Janete Clair morreu em 1983 vítima de um câncer. Ela deixou três filhos - o quarto morreu ainda na infância - e netos, como a também roteirista Renata Dias Gomes, hoje no SBT como colaboradora de "Amor e Revolução".Renata conversou com o NaTelinha de forma exclusiva e respondeu algumas perguntas referentes à versão de 2011 de "O Astro". Confira:NaTelinha: Como é poder acompanhar, depois de mais de trinta anos, o remake de O Astro? Acredita que a história ainda é pertinente, mesmo diante de tantas mudanças na sociedade? Os textos são modernos a ponto de sobreviverem por tanto tempo?
Renata Dias Gomes: Estou ansiosa pela estreia. Como não vivi o tempo que minha avó era a Nossa Senhora das Oito e mandava praticamente sozinha no horário nobre, é sempre emocionante ver o nome dela numa abertura.Os grandes clássicos costumam ser atemporais. "Ladrões de Bicicleta" e "Cidadão Kane" podem não representar a sociedade atual, mas nunca deixarão de ser grandes filmes. E a história de "O Astro" está sendo adaptada com muito cuidado e carinho pelo Alcides Nogueira que com certeza vai manter a essência e atualizar o que for necessário pra que a história tenha um impacto parecido com o que teve a versão original. NaTelinha: "Vende-se um Véu de Noiva", exibida pelo SBT, e agora "O Astro", na Globo, são duas produções de Janete Clair readaptadas em um intervalo de três anos. Há uma crise de boas histórias para que haja recorrência aos remakes de Janete?
Renata: No teatro bons textos são sempre remontados e revisitados. Acho importante que se produza teledramaturgia nacional e somos craques nisso. Na TV há ótimas histórias acontecendo, mas há espaço também pra revisitar grandes autores como a minha avó, a Ivani, um gênio como Cassiano.NaTelinha: Como avalia a escalação da Globo para a produção de "O Astro"? Alcides e Geraldo, assim como os colaboradores Tarcisio Lara e Vitor Oliveira, terão êxito em manter a essência da história e ao mesmo tempo torná-la interessante para o telespectador mais exigente de 2011?
Renata: Conversei por e-mail algumas vezes com Alcides e tive certeza que a obra da minha vó está em ótimas mãos! A paixão e o respeito que ele fala sobre ela me ganharam de cara. Tenho certeza que os autores vão saber respeitar a história e a carpintaria de Janete Clair adaptando a história pro formato e o ritmo que a nova produção exige.
Elo
Um elo une as duas versões de "O Astro". Mesmo com um longo espaço de tempo separando-as, a primeira e a segunda versão contam com a participação de Daniel Filho. Em 1977, Daniel compartilhou com Gonzaga Blota a direção geral do folhetim. Já agora, em 2011, o profissional passa para a frente das telinhas como Salomão Hayala.
História
"O Astro" conta a história de Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi), um trambriqueiro que vive às custas de golpes. Ele tenta tirar vantagem em cima da população de uma cidade pequena porém seu parceiro Neco (Humberto Martins) é mais rápido e lhe passa para trás fugindo com a pequena fortuna. Herculano é preso e, durante o período em que está recluso, aprende sobre ilusionismo com o misterioso Ferragus (Francisco Cuoco). Este, por sinal, viveu Herculano na versão original de "O Astro".

Ferragus ensina truques de ilusionismo a Herculano
Divulgação/TV Globo
Quando deixa a prisão, Herculano começa a se apresentar no Rio como ilusionista. Ele também reencontra Neco e se apaixona por Amanda (Carolina Ferraz). Entretanto, sua vida cruza com a de Salomão Hayala (Daniel Filho). A ligação entre os dois surge após uma fuga de Márcio (Thiago Fragoso), filho de Salomão e que insiste em não dar continuidade aos negócios do pai à frente de uma rede de supermercados. Rebelde, o jovem começa a se envolver com Herculano.

Herculano e Amanda se apaixonarão
Foto: TV Globo/João Miguel Júnior
Salomão Hayala vive um casamento de aparências com Clô (Regina Duarte) e não se entende bem com seu filho. O empresário volta a se apaixonar quando conhece Lili (Alinne Moraes), que demonstra sinceridade e dispensa o interesse que Salomão costuma lidar com outras pessoas, entre elas, seus irmãos.A morte de Salomão Hayala marca uma movimentação ainda maior na trama. Márcio finalmente assume a presidência e junto com o seu crescimento, também leva o perigoso Herculano aos cargos mais altos da diretoria. Uma paixão entre Márcio e Lili começa a aflorar e em paralelo, a investigação do assassinato de Salomão começa a ganhar traços definitivos e Clô passa a se envolver com Felipe, um rapaz que tem idade para ser seu filho.

Clô discute com Salomão Hayala
Foto: Divulgação/TV Globo
RepercussãoA morte de Salomão Hayala, vivido por Dionísio Azevedo e agora sob os cuidados de Daniel Filho, gerou imensa repercussão no final da década de 70. O mistério era inédito até então e envolveu todo o Brasil durante cinco meses, os quais correspondiam a mais da metade de toda a novela.
Em seu Twitter, Renata Dias Gomes recentemente descreveu uma situação curiosa. A roteirista contou que seu avô Dias Gomes constantemente se apresentava ao DOPS (Departamento de Ordem Política Social) para explicar possíveis atos de subversão em seus textos. Em uma das tais visitas, o autor, após se defender, foi liberado por um dos militares, que aproveitou e perguntou quem havia matado Salomão.

Dionísio Azevedo viveu Salomão Hayala na década de 70: trama parou o Brasil
Outra situação curiosa houve diante do general Ernesto Geisel, presidente do Brasil durante o tempo em que "O Astro" estava no ar, e o autor Carlos Drummond de Andrade. Geisel perguntou de quem era a autoria do assassinato de Hayala a Daniel Filho. O assunto era tratado como segredo de estado. Por fim, assim que o capítulo final foi exibido, Drummond, em sua coluna no Jornal do Brasil, disparou: "Agora que O Astro terminou, vamos cuidar da vida, que o Brasil está lá fora esperando".Na reta final de "O Astro", foi constatado que o assassino de Salomão era Felipe Cerqueira. O papel foi interpretado por Edwin Luisi e que será defendido dessa vez por Henri Castelli. Esse, assim como o Álvaro de "Escrava Isaura", foram um dos papeis mais importantes de Luisi, que hoje está na novela "Rebelde", da Record, como o italiano Genaro. Apesar do desfecho de "O Astro" já ser conhecido, os autores dessa nova versão, Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, já afirmaram que o assassino será mudado.
Elenco
Rodrigo Lombardi - Herculano Quintanilha
Daniel Filho - Salomão Hayala
Com:
Carolina Ferraz - Amanda
Alinne Moraes - Lili
Thiago Fragoso - Márcio
Henri Castelli - Felipe
Rosamaria Murtinho - Magda
Tato Gabus Mendes - Amin
Guilhermina Guinle - Beatriz
Antonio Calloni - Natal
Carolina Kasting - Jamile
Marco Ricca - Samir
Bel Kutner - Silvia
José Rubens Chachá - Youssef
Vera Zimmermann - Nádia
Ellen Roche - Valéria
Mila Moreira - Miriam
Fernanda Rodrigues - Joselina
Tuna Dwek - Nilza
Regina Duarte como Clô Hayala
Humberto Martins como Neco
Reginaldo Faria como Adolfo
Capítulos dos dias 12 a 15 de julho
Terça, 12 de julho
Doralice acusa Herculano de estar abandonando a família e insinua que a campanha de restauração da igreja é uma trapaça. Um funcionário do Patrimônio Histórico revela a Frei Laurindo que o laudo apresentado por Herculano é falso. Neco foge com o dinheiro que ele e Herculano arrecadaram com a campanha. Para se proteger da população revoltada, Herculano implora para ser preso. Alan se emociona ao visitar o pai na cadeia. Herculano é transferido para a penitenciária e se torna amigo de Ferragus, que passa a lhe ensinar ilusionismo. Ferragus entrega uma ametista para Herculano quando ele sai do presídio. Amanda repreende o pai por perder no jogo as joias de família. Amanda vai com Beatriz à Kosmos e fica impressionada com a adivinhação de Herculano sobre sua vida. Neco repreende Lili por chegar tarde ao salão. Márcio confessa a Clô que não quer comandar o Grupo Hayalla. Salomão discute com Youssef e Amin durante festa em sua casa. Diante da negativa do pai em lhe dar dinheiro, Felipe resolve seduzir Clô. Assunção fala para Amin que vai se casar com Miriam. Amin trata Jamile com desdém. Samir tenta seduzir Amanda. Amanda se espanta ao ver Herculano sentado em seu carro. Márcio fica sem roupa na festa de Salomão.
Quarta, 13 de julho
Salomão e Márcio discutem sob o olhar dos convidados. Herculano diz a Amanda que precisa conversar com ela. Salomão culpa Clô e Magda pela educação de Márcio. Amanda não acredita em Herculano quando ele diz que há um inimigo poderoso tentando interferir nos negócios de sua construtora. Herculano guarda o celular que Amanda esqueceu na mesa do restaurante. Salomão expulsa os convidados de sua casa e Amir tenta interceder sem sucesso. Joaquim fica preocupado com o movimento da festa da casa dos patrões e comenta com seu filho Olavo. Cleiton sugere a Lili que se aproxime de Natal para se proteger de Neco. Ferragus aparece para Herculano e diz que Amanda é um sonho que pode se tornar real. Amanda percebe que esqueceu o celular no restaurante e liga para Milton, que insinua que o aparelho pode estar com Herculano. Magda consola Clô, que sofre diante do estado de Márcio. Beatriz e Samir passam a noite juntos. A pedido de Amanda, Dimas liga para Herculano à procura do celular da patroa. Salomão manda internar o filho, e Márcio deixa a mansão em camisa de força.
Quinta, 14 de julho
Clô acusa Salomão de destruir a vida de Márcio. Felipe pega dinheiro do cofre da avó. Samir conta a Youssef e Amin sobre sua intenção em expandir o negócio do Grupo Hayalla para o setor imobiliário. Amanda lembra a previsão de Herculano sobre a interferência de um poderoso inimigo na negociação de sua empresa. Felipe entrega o dinheiro roubado da avó para Leleco. Beatriz conta a Amanda sobre o escândalo da festa dos Hayalla. Amanda pede a Beatriz para pegar seu celular com Herculano. Jôse olha com ternura para Márcio. Felipe surpreende Clô na saída da clínica e a beija. Olavo aconselha Salomão a visitar Márcio. Magda observa Clô com Felipe. Amin pede a Silvia uma cópia do dossiê sobre a empresa chinesa. Lili conta para Laura e Consolação que Natal está apaixonado por ela. Felipe diz a Henrique que conseguirá tudo de Clô. Salomão vai até a clínica, mas perde a coragem de entrar. Cerqueira ameaça entregar Felipe à polícia. Herculano diz a Beatriz que entregará o celular da Amanda pessoalmente. Herculano e Amanda se encontram e sentem atração um pelo outro. Herculano se depara com Neco na plateia da Kosmos, e, no reencontro, acusa Neco de traidor e humilha o ex-comparsa.
Sexta, 15 de julho
Clô rejeita Salomão. Herculano ameaça contar tudo o que sabe sobre Neco. Amanda disfarça o ciúme que sente de Herculano para a amiga Beatriz. Herculano pensa em Amanda. Doralice não permite que Herculano fale com Alan. Natal pede para Lili fingir que dormiu com ele. Márcio diz a Clô que não quer saber mais de Salomão. Beatriz comenta com Silvia que se Amanda não fechar a parceria com os chineses perderá a construtora. Assunção presenteia Miriam e diz que fará uma recepção para anunciar o casamento dos dois. Youssef comenta com Nádia que tem a impressão que alguém sempre conspira contra ele. Amin e Samir tentam convencer Salomão a fechar negócio com os chineses. Neco pede a Ubiraci que monitore Herculano. Ferragus aparece para Herculano em seu camarim. Amanda assiste ao espetáculo de Herculano. Salomão pergunta a Clô o que ela fez com a quantia sacada do banco. Amanda leva Herculano para sua casa.
Fonte: Globo
fonte:-Na Telinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário