Rio -  Short jeans, camiseta branca, sem maquiagem nenhuma, cabelos soltos. O look da aniversariante não poderia ser mais apropriado. Afinal, a garota estava no calorão de um botequim na cidade de São Raimundo Nonato, no interior do Piauí, comemorando entre colegas seu aniversário de 33 anos. Porém, o que deveria ter sido apenas um momento comum de descontração de qualquer pessoa, acabou tomando dimensões maiores por se tratar de Juliana Paes, a estrela de “Gabriela”, próxima novela das 23h da Rede Globo.
Juliana Paes arrasa com look transparente | Foto: Ag. News
Juliana Paes arrasa com look transparente | Foto: Ag. News
Fotos da festinha acabaram sendo divulgadas por um site local e depois publicadas em vários veículos no Brasil. Todos as matérias comentaram a simplicidade da atriz na ocasião – imagem bastante diferente daquela a qual o público está acostumado a ver – , mas alguns foram mais longe e fizeram comentários maldosos sobre sua aparência um tanto descuidada.Em entrevista ao iG, no entanto, Juliana Paes garante que não está nem aí para a polêmica. “Estou muito satisfeita com a minha aparência. Sou uma pessoa pública, estou sujeita a todo tipo de comentário. Faz parte...”, diz ela.
Com a mesma segurança, Juliana fala sobre as cenas de sexo que tem gravado desde que foi escolhida como a protagonista do remake de “Gabriela”, baseada na obra de Jorge Amado – a trama eternizou Sonia Braga no mesmo papel na versão original de 1975.“O profissionalismo exige nosso corpo a serviço dos personagens e, desde que isso realmente caiba na cena, que tenha uma luz bonita, tomadas sensíveis, não há problema. É belo”, afirma a intérprete da baiana sensual, livre e fogosa, que mexe com o imaginário dos moradores de Ilhéus no folhetim.Dos laboratórios para encarnar Gabriela – o remake estreia dia 19 de junho, às 23h – Juliana diz que pretende levar para a vida pessoal o que aprendeu nas aulas de culinária, em especial a receita de uma moqueca de peixe.
Ela conta como foi ficar longe pela primeira vez do filho, Pedro, 1 anos e 5 meses, da união com o empresário Carlos Eduardo Baptista. Conta também que, apesar dos ciúmes do marido – ele até evita assistir as cenas mais sensuais de Juliana – , isso não é um problema para o casal. “Ele tem a dose certa de ciúme em um relacionamento”.Você está com 33 anos e sofreu c ríticas com relação à idade na época em que seu nome foi anunciado como a protagonista do remake de “Gabriela”. Já havia se questionado sobre isso antes? Teve crise dos 30 ou em algum momento se preocupou em envelhecer?
Juliana Paes: Nunca tive nenhum problema com essa questão de idade, muito pelo contrário, mas como estavam todos falando sobre isso comecei a ficar encucada (risos). Só que depois vi que era uma grande besteira. Papo para vender revista.
É inegável que a aparência jovial de atrizes mais experientes é um fator determinante na hora de serem escaladas para interpretar heroínas de novelas. Você faz algum tratamento ou toma alguma medida para se manter com visual ainda mais jovem?
Juliana Paes: Sempre fui de tomar cuidado com minha pele. Procuro sempre protegê-la da melhor forma, uso bons produtos. Procuro tomar bastante líquido também. As melhores medidas são essas que fazemos naturalmente no dia a dia.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Você disse que Sonia Braga, intérprete da personagem-título na primeira versão de “Gabriela”, elogiou sua escalação e até lhe enviou um cartão. Como é interpretar uma personagem tão marcante?
Juliana Paes: Fazer esta personagem é um presente. Fiquei super-honrada com a atitude da Sonia e muito feliz também. A “aprovação” dela me deixou muito segura. Sei que se sentirá homenageada porque, afinal de contas, ela é minha grande inspiração.
Você também declarou que é difícil resistir à tentação de imitá-la, mas irá compor a sua Gabriela. Como pretende estabelecer as diferenças entre a personagem da primeira versão para a segunda?
Juliana Paes: Essas diferenças ficarão a cargo do remake. São outras roupas, outro cenário, outro texto, outra atriz... Sobre as nuances interpretativas só o diretor pode falar. Eu não assisti às cenas que fiz até aqui. Verei junto com o público.
O que você trouxe das suas experiências pessoais para a personagem? O que tem em comum com Gabriela?
Juliana Paes: Ela é uma mulher simples, conectada com a natureza e com seus instintos, e eu também sou. Claro que nas devidas proporções.
Gabriela é a personagem mais sensual de Jorge Amado. Você se preocupou em ficar estereotipada por já ter feito diversos personagens sensuais como a Creusa de “América” e a Jaqueline Joy de “Celebridade”?
Juliana Paes: Não fiquei. Já fiz outras personagens que não seguiam este estereótipo. A Gabriela vai muito além do sensual.
Sobre ciúmes das cenas de sexo que fazem parte da trama, você disse que seu marido adotará o método de sempre para driblar o sentimento: não assistirá às sequências. No dia a dia o Carlos Eduardo é ciumento?
Juliana Paes: Ele tem a dose certa de ciúme em um relacionamento.
Você decla rou quando fez “As Brasileiras” que também sente ciúmes, mas não é barraqueira e chega até a engolir alguns sapos. Acha que demonstração de ciúmes é sinônimo de fraqueza?
Juliana Paes: Não, talvez de insegurança. Mas raras vezes discutimos por esse motivo...
As fotos que foram divulgadas por um site do Piauí, na ocasião em que comemorou seu aniversário em uma cidade do interior, tiveram grande repercussão pelo fato de você aparecer sem maquiagem e com roupas simples. Ao se despir da vaidade, não se incomoda com os comentários mal dosos?
Juliana Paes: Não. Estou muito satisfeita com a minha aparência. Sou uma pessoa pública, estou sujeita a todo tipo de comentário. Faz parte...
Você disse que não teme as cenas de sexo. Após tantos personagens sensuais perdeu um pouco do pudor com relação à nudez?
Juliana Paes: Pudor... Não é essa a palavra. Continuo achando desconfortável, mas o profissionalismo exige nosso corpo a serviço dos personagens e desde que isso realmente caiba na cena, que tenha uma luz bonita, que tenha umas tomadas sensíveis, não há problema. É belo.
Pedro atraiu atenção durante passeio com a mãe | Foto: Marcus Pavão / AgNews
Pedro atraiu atenção durante passeio com a mãe | Foto: Marcus Pavão / AgNews
Você teve aulas de culinária e prosódia, entre outras atividades, para interpretar Gabriela. De tudo que aprendeu, do que mais gostou e acredita que pode levar para a vida pessoal?
Juliana Paes: Certamente dos pratos deliciosos que aprendi a fazer como a moqueca de peixe.
Enquanto gravava no Sertão foi a primeira vez que ficou mais tempo afastada de Pedro. Como lidou com a distância?
Juliana Paes: Durante as gravações era tranquilo pois estávamos muito concentrados no trabalho e era um ritmo muito acelerado. Quando chegava a noite, que eu ia para o hotel, o coração apertava e a saudade batia forte. Quando saí do Sertão e fui para Ilhéus, mandei buscá-lo aqui no Rio de Janeiro para que ele pudesse ficar do meu ladinho.
As informações são da repórter Priscila Bessa, do IG