terça-feira, 3 de julho de 2012

Marinha concede 1ª identidade militar a casal gay no Rio

O cabo da Marinha João Silva, de 39 anos, foi o primeiro militar a se casar com uma pessoa do mesmo sexo na história da corporação, unindo-se com Cláudio Nascimento, de 41 anos. O matrimônio foi realizado em agosto de 2011, mas não garantiu a obtenção de novos documentos pessoais, de praxe para casais do sexo oposto. Os documentos só foram liberados na última sexta-feira, 29 de junho, como informa reportagem do Jornal do Brasil Online.
O casal teve dois pedidos indeferidos. “Alegavam que não poderiam colocar o Claudio como meu cônjuge na identidade militar, que não podiam colocar alguém do mesmo sexo", recordou João Silva. Nove meses após o casamento, o cônjuge do cabo da Marinha agora tem acesso a benefícios como o auxílio-saúde. A Marinha cedeu e acabou reconhecendo o estado civil do casamento, e o casal é o primeiro a obrigar a Marinha a aceitar as novas decisões supremas.
João Silva pontua: "Tenho orgulho de ser o primeiro militar a ter esse direito reconhecido. Agora o Cláudio vai ter todos os direitos e benefícios de um militar. O mais importante disso é o teor administrativo, vai abrir um precedente histórico para outros casais”. 
Fonte: Jornal do Brasil Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...