quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Elis Regina é homenageada em show com 14 cantores da música brasileira

Projeto 'Elis por Eles' é dirigido por Pedro Mariano, filho da cantora.
Apresentação única nesta quinta (2), em Curitiba, será lançada em CD e DVD.

Ariane DucatiDo G1 PR

Pedro Mariano (Foto: Divulgação)Pedro Mariano também canta em 'Elis por Eles'
(Foto: Divulgação)
“No que diz respeito à Elis Regina nada mais me surpreende. Eu tenho certeza que vai ser uma noite linda e emocionante”. É a expectativa de Pedro Mariano, filho da cantora mito da música brasileira, para a noite desta quinta-feira (2) quando 14 vozes masculinas participam do show e gravação do CD e DVD ‘Elis por Eles’, em Curitiba. Embora o projeto dirigido por Pedro, filho de Elis e do pianista César Camargo Mariano, tenha nascido ainda em 2009, é realizado agora em homenagem aos 30 anos de saudades da pimentinha.
Em entrevista ao G1, Pedro Mariano contou que a intenção do projeto ‘Elis por Eles’ é justamente “inverter o eixo” e fugir do que se tornou meio clichê no quesito homenagens à Elis. “Não diria que é chover no molhado, mas é um ato comum, corriqueiro, que todo tipo de homenagem que se faz à Elis se traga as vozes femininas. Nunca ninguém pensou em inverter esse eixo. Mas quando invertemos, não só temos grandes vozes masculinas, mas também grandes compositores”, explicou.
Muitas vezes as pessoas ficam dentro desse universo de cantoras, limitando o ilimitável”
Pedro Mariano, músico

Assim, 14 nomes da música popular foram convidados a mostrar que Elis também deixou um legado para ‘Eles’. Apontados pela proximidade que tiveram com a cantora, como Cauby Peixoto e Jair Rodrigues, ou por ser cantores da geração seguinte que foram influenciados por ela.
“Como Paulinho Moska, Lenine, Jair Oliveira, são todos compositores que com certeza a minha mãe olharia com muito cuidado, com muito critério, com certeza fariam parte do repertório dela. Aí tem um pouco do intuito da continuidade e mostrar a amplitude e a profundidade da obra dela. Porque muitas vezes as pessoas ficam dentro desse universo de cantoras, limitando o ilimitável”, relatou o diretor. Para completar a lista de intérpretes ainda tem Rogério Flausino, do Jota Quest, Jorge Vercílo, Chitãozinho & Xororó, Seu Jorge, Emílio Santigo, Felipe Catto, Diogo Nogueira, Roupa Nova e o próprio Pedro Mariano. As músicas que serão apresentadas foram pré-escolhidas pela organização do projeto e definidas pelos artistas. Não ficaram de fora: Como nossos pais, Arrastão, Dois pra lá, dois pra cá e Casa no campo (veja a lista abaixo).
Pedro Mariano e Cauby Peixoto (Foto: Divulgação)Participação de Cauby Peixoto em 'Elis por Eles' foi
a única gravada em um estúdio em São Paulo e  será inserida no show por projeção, devido a falta  de disponibilidade na agenda (Foto: Divulgação)
Pedro contou que para fazer a seleção ouviu novamente toda a coletânea de Elis Regina, por ordem cronológica. Logo que chegou na década de 70, percebeu que não seria uma tarefa fácil. De apenas um disco, ele separou 11 canções. “Ainda faltava ouvir outros 20 discos”, lembrou o tamanho do ‘problema’.“Nesta época eu ainda comentei com o Lenine: ‘Eu tô arrebentado aqui, não sei o que fazer’. E ele respondeu: ‘É mesmo, eu não queria estar na tua pele não. Porque só tem musicão’”, compartilhou a coversa que teve o amigo sobre a escolha de repertório. Escolhas feitas. Chegou a vez de Pedro eleger a música que ele cantaria. Ele foi o último a definir e também será o último a cantar, ‘O bêbado e o equilibrista’, no encerramento do show.
“É uma música muito difícil pra mim, é uma música muito forte, que tem muito significado e eu não consigo fugir de nenhum deles quando canto. Apesar de toda a carga dramática e emocional que envolve essa canção, comecei a me sentir confortável dentro dela [cantarolando a canção à filha]. Aí eu decidi na hora. Não, é minha, vou cantar ela”.Para o músico que perdeu a mãe quando tinha apenas seis anos, o tempo da preparação do projeto, de revisitar os discos, escolher a dedo as canções que compõem o espetáculo, também foi um tempo para “reorganizar a casa”.
A sensação que fica é que ela se torna mais Elis e menos o mito. Ela se torna muito mais a minha mãe, a cada vez que eu tenho contato com isso. Porque eu convivi 37 anos da minha vida muito mais com o mito, do que com a Dona Elis"
Pedro Mariano, filho de Elis Regina
“Sabe quando você vai empurrando móveis, arrastando coisas, e você vai encontrando peças que você havia perdido há algum tempo e nem sabia que havia perdido? Então, na verdade, eu estou não remontando, mas encontrando peças que eu nem sabia que existiam. De um quebra-cabeça que quando me foi entregue nem tinha todas as peças”, entrega ele sobre a sensação de encontrar com documentos e fotos casuais de Elis que ele teve acesso apenas agora. Ansioso com a proximidade da data do show “à altura de Elis”, como o próprio músico resumiu, Pedro revela que todo esse processo “tem sido uma emoção completamente diferente do que subir ao palco e cantar uma música”.
“A sensação que fica é que ela se torna mais Elis e menos o mito. Ela se torna muito mais a minha mãe, a cada vez que eu tenho contato com isso. Porque eu convivi 37 anos da minha vida muito mais com o mito, do que com a Dona Elis”, confidenciou.‘Elis por Eles’ será lançado pelo selo de Pedro Mariano, Nau, com previsão para dezembro deste ano. O projeto não tem ligação com o 'Viva Elis', organizado pelos irmãos dele, João Marcello e Maria Rita, mas eles trabalharam juntos na liberação dos direitos autorais de ambos. A apresentação desta noite no Teatro Positivo é única e os ingressos estão esgotados desde a semana passada. A capital paranaense foi escolhida pelo patrocinador do projeto.

VEJA LISTA DE CANTORES E A MÚSICA QUE SERÁ INTERPRETADA POR CADA UM DELES
Cauby Peixoto Dois pra lá, dois pra cá
Chitãozinho & Xororó Como nossos pais
Diogo Nogueira Amar até o fim
Emílio Santiago Só tinha que ser com você
Filipe Catto Tatuagem
Jair Oliveira Madalena
Jair Rodrigues Arrastão\ Meninos das laranjas
Jorge Vercílo O mestre sala dos mares
Lenine Atrás da porta
Paulinho Moska Nada será como antes
Pedro Mariano O bêbado e o equilibrista
Rogério Flausino Vivendo e aprendendo a jogar
Roupa Nova Casa no campo
Seu Jorge Cai dentro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...