Fernando Mexía.
Los Angeles (EUA.), 12 out (EFE).- Sob uma grande confusão de fotógrafos e câmaras de televisão, os artistas da versão espanhola de 'Branca de Neve', que é muda e em preto e branco, passaram por seu primeiro tapete vermelho em Hollywood, um ato que marcou o início de sua corrida pelo prêmio mais relevante do cinema mundial.
O filme 'Blancanieves', que representará a Espanha na categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar, foi o escolhido para inaugurar a 18º edição do Recent Spanish Cinema, o principal evento espanhol de sétima arte que ocorre anualmente no teatro Egyptian Hall de Hollywood.
'Tem esse ponto de sonho porque estamos em Hollywood, o teatro chinês está aí... o teatro Dolby, onde são realizados os prêmios Oscar, o (hotel) Roosevelt, onde ocorreram as primeiras edições do Oscar e onde estou, e aqui, com um monte de gente e muita atenção', afirmou à Agência Efe o diretor Pablo Berger antes da exibição de seu filme, que lotou o auditório com capacidade para mais de 600 pessoas.
Berger chegou ao local acompanhado pela atriz Ángela Molina, única representante do elenco do filme, que, segundo o próprio diretor, pretende 'surpreender' os espectadores dos Estados Unidos, onde o longa já garantiu sua distribuição comercial.
'Nossa 'Blancanieves' é muito espanhola, temos flamenco e touro, entre outras coisas. Mas, queria fazer um filme diferente, original, que fosse uma experiência sensorial. Neste aspecto, eu acho que a música é a voz dos protagonistas', ressaltou Berger.
Quem também apareceu no teatro foi o cantor Enrique Bunbury, indicado ao Grammy Latino e que há anos começou a exercer a função de produtor cinematográfico através da companhia espanhola Arcadia, que, por sua vez, está por trás do 'Blancanieves'
'É o terceiro filme que participo e, de forma alguma, acredito no mais importante que um país pode ter: a cultura', manifestou Bunbury, que se diz 'enormemente' feliz com a boa trajetória que o filme está tendo.
'Do jeito que as coisas andam ter dinheiro no banco é perigosíssimo. Então, eu acho que é muito melhor apostar no cinema', declarou o músico que no próximo dia 15 de novembro disputará o Grammy Latino na categoria de melhor clipe do ano em formato de longa com 'Formado Cantinas - The Movie'.
Bunbury, que chega a sua quarta indicação da carreira, espera sair como vencedor especialmente pelo trabalho de seu diretor, o também espanhol Alexis Morante, que lhe acompanhava no tapete vermelho.
'Quando fizemos o clipe não pensávamos onde poderíamos chegar, quanto mais em ser indicado. Portanto, eu estou muito contente por estar no Grammy', completou Morante.
Entre os presentes na abertura do Recent Spanish Cinema também estavam os diretores Benito Zambrano e Patrícia Ferreira, cujos filmes 'La Voz Dormida' e 'Els Nens Salvatges' também estão dentro da mostra. Os atores Félix Gómez, Isabel Serrano e a cantora Verónica Romeo também marcaram presença.
Antes da exibição de 'Blancanieves', os organizadores do evento projetaram o filme vencedor do concurso de curtas-metragens 'New Filmmakers from Spain', prêmio vencido por 'Wings', de José Villalobos, neste ano.
O Recent Spanish Cinema é um evento organizado pelo Instituto da Cinematografia e das Artes Audiovisuais (ICAA) em colaboração com EGEDA (Entidade de Gestão dos produtores Audiovisuais) e a Cinemateca Americana. EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário