A cantora Lady Gaga, 26, se manifestou por meio de suas contas no Twitter e no Facebook em solidariedade aos familiares e amigos das vítimas da tragédia em Santa Maria (RS).
"Meu coração está com vocês, Brasil. Envio minhas preces às famílias e amigos que perderam entes amados no incêndio no Brasil. Estou pensando em vocês hoje durante essa tragédia", escreveu a cantora.
Além da mensagem, foi postada uma foto em que ela aparece com as mãos unidas, em gesto de oração.
No Facebook, a postagem teve mais de 150 "curtidas", 9 mil compartilhamentos e 6 mil comentários, muitos de fãs brasileiros agradecendo a preocupação. No Twitter, as mensagens foram retuitadas mais de 25 mil vezes.
Ao menos 231 pessoas morreram --a maioria jovens universitários-- em incêndio na boate Kiss, na madrugada deste domingo (27) na cidade gaúcha. Inicialmente foram relatados 233 mortes, mas o número foi atualizado após legistas identificarem dois nomes duplicados na lista.
Segundo a Defesa Civil, 92 pessoas ainda estão hospitalizadas em Santa Maria e outras 14 --em estado mais grave-- foram transferidas para Porto Alegre. Outras 11 pessoas ainda devem ser transferidas para a capital gaúcha, sendo cinco do Hospital de Caridade e outras seis do Hospital Universitário.
Um dos proprietários da boate prestou depoimento na Polícia Civil na tarde de hoje e confirmou que o alvará da casa estava vencido, mas que estava em processo de renovação. O delegado Sandro Meiners disse que agora vai apurar por que o alvará ainda não havia sido concedido.
RESGATE
Os feridos foram levados aos hospitais Universitário, da Guarnição de Santa Maria, de Caridade, da Casa de Saúde, do São Francisco e UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) na própria região.
Uma lista para que as famílias possam localizar as vítimas foi colocada na porta do Centro Desportivo Municipal. Veja aqui a lista.
A presidente Dilma Rousseff, que estava participando da cúpula dos países da América Latina com a União Europeia em Santiago, no Chile, cancelou sua agenda no país e retornará ainda hoje para o Brasil para acompanhar o resgate das vítimas.
Com a voz embargada, a presidente disse que o povo brasileiro precisava dela.
"Gostaria de dizer a população de nosso país e de Santa Maria (RS) que estamos todos juntos nesse momento". Dilma disse ainda que todos os ministros estão mobilizados para prestar toda ajuda possível às vítimas e aos familiares envolvidos na tragédia. Durante a entrevista, Dilma começou a chorar e terminou o depoimento. O anúncio foi realizado do hotel The Ritz-Carlton, onde a presidente está hospedada.
Em comunicado, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-primeira-dama Marisa Letícia dizem que o Brasil está triste e de luto com as mortes e deram seus sentimentos às famílias das vítimas. "Nesse momento difícil, expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e à toda a população da cidade, mas em especial aos pais e mães por essas perdas irreparáveis."
INCÊNDIO
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adelar Vargas, o fogo teria começado na espuma de isolamento acústico, no teto.
Um dos integrantes da banda que se apresentava no local teria acendido um sinalizador, que atingiu o teto, e o fogo se espalhou rapidamente, de acordo com Vargas.
De acordo com o tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs, o transporte dos corpos é realizado por um caminhão da Brigada Militar, devido ao elevado número de de mortos. Eles são levados ao Centro Desportivo Municipal (Farrezão), porque o IML (Instituto Médico Legal) não tem capacidade para abrigá-los.
A auxiliar de escritório, Michele Pereira, 34, que estava em frente ao palco no momento em que começou o incêndio, confirma que um dos integrantes da banda acendeu um sinalizador no palco.
"A banda que estava no palco começou a usar sinalizadores e, de repente, pararam o show e apontaram [o sinalizador] para cima. Aí o teto começou a pegar fogo, estava bem fraquinho, mas em questão de segundos começou a se alastrar", disse Pereira.
No local, havia apenas uma saída de emergência. Os bombeiros tiveram que abrir um buraco na parede da boate para facilitar o acesso e a retirada das pessoas do local.
O assessor do Hospital Caridade, que fica na região central da cidade, Claudemir Pereira, disse que pelo menos 30 pessoas estão no hospital com ferimentos leves a graves. Os corpos foram levados para o Centro Desportivo Municipal (Farrezão).
Segundo informação preliminar da prefeitura, há registro de quatro mortes na UPA e outras quatro no Hospital da Guarnição de Santa Maria. A prefeitura está recrutando voluntários para ajudar no atendimento aos feridos, principalmente, enfermeiros e médicos.
O fogo foi controlado por volta das 5h30, mas por volta das 7h os bombeiros ainda permaneciam no local fazendo o trabalho de rescaldo. O prédio ficou destruído e corre risco de desabar, de acordo com os bombeiros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário