Apesar da passagem do tempo, a telenovela continua sendo o principal produto da televisão na América Latina, e cada vez com maior qualidade e variedade, o que ajuda o formato a cruzar fronteiras e invadir os Estados Unidos e a Europa.
Essa conclusão surgiu da análise de especialistas na matéria reunidos na Conferência da Associação Nacional de Executivos de Programas de Televisão dos EUA (Natpe, na sigla em inglês), a reunião anual mais importante do setor audiovisual e que aconteceu na semana passada em Miami.
Entre os profissionais do setor presentes na conferência e consultados pela Agência Efe, existe unanimidade em garantir que a telenovela continua sendo um formato vigente e "seguirá sendo" a estrela dos canais de televisão latino-americanos.
Rafael Fusaro, presidente da APA International Film Distributors, ressaltou que a telenovela "não falha" na hora de responder às expectativas de audiência e "continua sendo a estrela" das grades de muitos canais.
"Alguns canais têm até sete ou oito horas de novelas por dia, e com isso resolvem um montão de coisas", comentou.
Igualmente, José Escalante, diretor de Latin Media Corporation, defendeu que na América Latina "funcionam muito bem os dramas, as telenovelas, as histórias de amor, paixão e ódio" e praticamente "todas as estações de televisão estão incluindo este tipo de formato em sua programação".
Produtores e distribuidores também concordam em assegurar que a qualidade destas produções melhorou significativamente nos últimos anos, propiciando uma maior exportação das produções a todo o mundo.
Mario Rodríguez, presidente da Filmedia World Entertainment, companhia audiovisual especializada em telenovelas, salientou que este formato "segue e seguirá sendo sempre" o produto estrela das cadeias de televisão latino-americanas.
No entanto, em sua opinião, "agora há mais demanda por outro tipo de histórias neste gênero televisivo, que não estejam tão ligadas ao formato convencional".
"A telenovela é um gênero que não parou, que evoluiu e para o qual há cada vez mais demanda", declarou Rodríguez durante a conferência anual da Natpe, que este ano celebrou sua 50ª edição.
Segundo sua opinião, a qualidade do produto também mudou com a passagem dos anos e fez com que "as produções das telenovelas latinas ganhassem mais qualidade, fossem filmadas em alta definição, sem gravar tanto em estúdio e rodando mais externas".
Segundo se observou pela afluência de público e as opiniões dos presentes na conferência, o mercado da América Latina está vivendo um bom momento, com aumentos no investimento e no número de produções nos últimos anos.
Concretamente, Rodríguez destacou o caso da Colômbia, que "viveu uma mudança grande com todas estas novelas novas graças a 'Betty, a Feia', 'Pedro, O Escamoso', e a nova série sobre a vida de Pablo Escobar, que também fez muito sucesso nos EUA".
Embora tradicionalmente México e Colômbia sejam os grandes produtores de telenovelas da América Latina, Brasil e Portugal estão crescendo com força.
"A produção da 'Globo' é excelente, e a 'SIC' de Portugal faz muito boas produções também", disse Rodríguez, lembrando que a novela portuguesa "Laços de Sangue" foi premiada com um Emmy.
Neste sentido, os especialistas consultados concordam que, longe de se esgotar, a telenovela deixou de ser um produto exclusivamente latino e está despertando o interesse de outros países como Espanha, Itália, Romênia, Filipinas e Rússia.
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