sexta-feira, 15 de abril de 2016

Impor limite de dados isola Vivo no mercado de internet

A decisão de limitar a conexão dos clientes de acordo com os pacotes adquiridos isolou a Vivo das concorrentes, uma vez que até agora a operadora é a única que se mostrou disposta a tomar tal medida no setor de internet fixa. O UOL procurou as principais representantes do setor e confirmou que nenhuma delas pretende seguir os passos da Vivo: TIM, Oi e NET informaram que deixarão as coisas como estão.

O caso mais favorável para os consumidores parece ser o da TIM, que sequer comercializa planos com franquia mensal de dados prevendo a redução da velocidade ou o bloqueio do sinal. A Oi está no meio do caminho, pois informa, no contrato, que há uma franquia de dados, mas a operadora garante que não reduz a velocidade e nem interrompe a navegação quando o plano acaba. A prestação do serviço de forma ilimitada ocorre como medida promocional, portanto a ação pode ser encerrada a qualquer momento - se isso acontecer, entretanto, a empresa diz que fará um comunicado com 30 dias de antecedência. Na outra ponta fica a NET, que não chega a cortar a conexão, mas prevê em contrato a redução da velocidade para quando os clientes extrapolam o plano contratado. Mas a assessoria da empresa explicou ao UOL que a medida só é aplicada em casos extremos, e mesmo assim os clientes são avisados por e-mail quando estão próximos de atingir e ultrapassar o limite.
Campanha da Vivo no YouTube sofre boicote de internautas 
A Vivo iniciou uma nova campanha publicitária, com o lema “Viver é a melhor conexão”. Talvez não tenha sido o melhor momento para começar a campanha, que já está sendo fortemente boicotada e chacoteada no YouTube. O vídeo de pouco mais de um minuto tem aquele tom convencional de mensagem positiva e alegria, intercalando alguns conceitos tecnológicos e “internéticos”, como “fazer download”, “touch screen”, entre outros. No entanto, para os espectadores, não foi possível esquecer que a Vivo está encabeçando o movimento da internet fixa com franquias limitadas, que está gerando revolta do público e protestos de órgãos de proteção ao consumidor. Nos comentários, a revolta é evidente, explícita na forma de humor. “Vivo é viver limitadamente”, diz um comentarista, enquanto outros dizem que não conseguem ver o vídeo porque estouraram a franquia de dados. Também é comum encontrar comentários recomendando ao público assistir ao vídeo em 144p, que consome menos banda e permite economizar a franquia. No momento em que esta notícia está sendo escrita, já há 3,5 mil visualizações ao vídeo. Entre estas pessoas, 822 decidiram negativá-lo, e apenas 109 deram um “like”.

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