segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Campinas,SP-Cidades da região ficam em alerta com abertura de comportas da Represa Jaguari

Aumento da vazão ainda não causou estragos, mas cuidados permanecem

Globo.com/G1

As cidades de Bragança Paulista, Amparo, Pedreira e Jaguariúna, na região de Campinas, permanecem em estado de alerta para alagamentos nesta segunda-feira (17) por causa da abertura das comportas da Represa Jaguari, ocorrida no sábado (15). Por enquanto, o aumento da vazão não causou problemas – mas a situação pode mudar se chover forte na região.A vazão do Rio Jaguari foi aumentada de 40m³ por segundo para 60m³ por segundo. A Sabesp informou que após avaliação operacional do Sistema Cantareira, conjuntamente com o Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) e Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, definiu-se pela necessidade de aumento da vazão, já que a represa estava prestes a alcançar o nível limite de segurança.Na Zona Rural de Bragança Paulista, quatro bairros e 50 famílias correm risco. “O risco existe. Nós estamos trabalhando com uma faixa de mais ou menos um metro de altura o nível do rio para o transbordo, porém existe o risco, essa área está em constante observação”, explicou o coordenador da Defesa Civil da cidade, Alexsandro Olegário.
Os moradores receberam o alerta da Defesa Civil e começaram a ser retirados. Alguns resistiram em sair, mas outros já estão em abrigos improvisados em escolas. “Não é ruim, mas não é bom, o bom mesmo é o cantinho da gente. Aqui não pega chuva, está seguro, mas você não se sente à vontade”, disse a empregada doméstica Francisca de Oliveira.
Enchentes atingem bairros e uma estrada de Socorro
Foram atingidos os bairros dos Nogueiras e Santa Cruz, além de uma rua central da cidade
Os bairros Dos Nogueiras e Santa Cruz, além da Rua Voluntários da Pátria, na área central de Socorro, ficaram inundados entre a noite de domingo (16/01) e esta madrugada. A inundação ocorreu após a subida de um ribeirão que corta os bairros. Há barreiras entre os kms 128 e 129 da Rodovia que liga Socorro a Bragança Paulista.Segundo a Polícia Militar, quem tiver de acessar as cidades precisa realizar desvio pelos municípios Pinhalzinho, Monte Alegre e Serra Negra. Até as 9h desta segunda-feira (17/01) a PM não tinha informação sobre desabrigados e feridos.
Represa vaza na cidade de Pedreira, em SP, e causa erosão
Em Pedreira (137 km de São Paulo), a represa Jaguari começou a vazar, causando duas grandes erosões em terras vizinhas.
Segundo a CPFL Energia, que administra a represa, o aumento da vazão do sistema Cantareira, em Bragança Paulista (85 km de SP), trouxe uma grande quantidade de vegetal flutuante. O mato obstruiu os vãos por onde escoa a água da represa. A limpeza começou na sexta-feira (14). De acordo com a CPFL, não há risco de rompimento, mas moradores estão com medo. "Não há previsão para a água baixar, temo pela integridade das cidades próximas", disse Luiz Laurentino, secretário de defesa social de Jaguariúna. vizinha à Pedreira.
Alessando Shinoda/Folhapress /Erosão em Pedreira, no interior de São Paulo, causada pelo vazamento da represa Jaguari; mato obstruiu vazão
foto:Represa Jaguari
OUTRO CASO
A cidade de Jaguariúna (123 km de SP) registra desde a semana passada trechos de alagamentos devido a cheia do rio Jaguari. Para os moradores a abertura de comportas da represa Jaguari-Jacareí, pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de SP), foi a responsável pela elevação das águas. Ao menos dez bairros da cidade sofreram com a enchente, que atingiu casas de veraneio e chácaras. Em alguns bairros, moradores passam o dia à beira d'água e usam pedras para monitorar o nível do rio. Em nota, a Sabesp afirma que a decisão pelo aumento de vazão ocorreu "após avaliação operacional do Sistema Cantareira, conjuntamente com o DAEE e Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos". Já em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, teve a região central tomada pelas águas na semana passada. O problema teve início com as chuvas que atingiram parte do Estado, mas se agravou com o aumento da vazão da represa Paiva Castro, na divisa de Franco com Mairiporã, na Grande SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...