terça-feira, 15 de março de 2011

E o Governo faz vista grossa-Pelo 5º ano, Telefônica lidera ranking de reclamações no Procon-SP

Fundação destaca, porém, que reclamações contra a empresa diminuíram.
Itaú Unibanco e Bradesco são o segundo e terceiro colocados da lista.
Mariana Oliveira /Do G1, em São Paulo

A Telefônica foi a empresa com mais reclamações fundamentadas em 2010, mostram dados divulgados nesta terça-feira (15) pela Fundação Procon de São Paulo, ligada à Secretaria estadual da Justiça e Defesa da Cidadania. Foi o quinto ano consecutivo que a empresa liderou o ranking.Os dados fazem parte do Cadastro Reclamações Fundamentadas, divulgado anualmente pelo Procon paulista.

Em segundo e terceiro lugares na lista apareceram dois dos maiores bancos privados do país: Itaú Unibanco – em 2009, o Itaú já era o segundo colocado e o Unibanco aparecia em oitavo lugar – e Bradesco, que ficou em sétimo lugar no ano anterior.Conforme os dados apresentados, de um total de 630.715 atendimentos feitos no ano, somente 5%, ou 31.509 transformaram-se em reclamações fundamentadas, termo usado para definir as queixas abertas por meio de um processo administrativo após não ter havido acordo inicial com a empresa.Em relação às reclamações fundamentadas registradas em 2009, houve uma redução de 24,5%, de acordo com os dados divulgados.No ano passado, a maior quantidade de reclamações, 8.855 (28% do total), se referiu a cobranças indevidas, em sua maioria, promovidas pelos bancos. Em seguida, vieram as mercadorias entregues com defeito, com 5.510 casos, e problemas com entregas, com 2.658 casos.
Confira o ranking das empresas mais reclamadas em 2010:
Telefônica
Itaú Unibanco
Bradesco
Samsung
Claro
Eletropaulo
Sony Ericsson
LG Eletronics
Santander
NET
Melhorias na Telefônica
A Fundação Procon destacou que o total de reclamações contra a Telefônica diminuiu consideravelmente, embora a empresa permaneça na liderança do ranking. Em 2009, a empresa chegou a responder a 37% das reclamações fundamentadas. Em 2010, foi de 10%. Em números absolutos, as reclamações fundamentadas contra a empresa passaram de 15.337 em 2009 para 3.137 no ano passado.A secretária de Justiça e Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, afirmou que houve uma “ação efetiva” do Procon para que a Telefônica apresentasse melhoras. “Caiu em 80% o número de reclamações fundamentadas contra a empresa. Isso reforça a necessidade da criação e divulgação do cadastro. Claro que a empresa não quer ver seu nome no ranking. Houve ação efetiva e importante do Procon para que fossem firmados termos de ajustamento de conduta. Continua sendo a empresa mais reclamada, mas houve queda expressiva de 80%.”
A Fundação Procon aponta que a redução de reclamações contra a Telefônica indica que, se a empresa continuar com melhorias em sua política de atendimento, a tele pode sair da liderança do ranking no próximo ano.
Eletropaulo
Conforme o Procon-SP, o destaque negativo foi a Eletropaulo. Embora a empresa tenha caído no ranking, da terceira colocação para a sexta, a empresa deixou de atender 71% das reclamações. “Houve um aumento de 35% no número de reclamações não atendidas”, informou a entidade.Segundo o diretor-executivo da Fundação Procon, Paulo Arthur Lencioni Góes, as principais reclamações contra a empresa se referem ao não pagamento de indenizações e ressarcimentos após apagões, inclusão indevida do nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito e corte indevido de energia. “A Eletropaulo tem o pior percentual de reclamações não atendidas. Foi verificada uma elevação do número de demandas contra a empresa. Foram 80 em janeiro deste ano contra 180 no final de fevereiro.”
Outro lado
O G1 entrou entrou em contato com Telefônica, LG, Itaú Unibanco, Bradesco, Net, Samsung, Sony Ericsson, Santander, Eletropaulo e Claro e aguarda retorno.

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