Bando invade escola e rouba professor
SÃO VICENTE - Dois homens e um adolescentes renderam ontem uma inspetora, invadiram uma escola em São Vicente (65 km de SP) e roubaram dinheiro e pertences de funcionários --incluindo professores-- da instituição de ensino. A Polícia Militar deteve dois suspeitos.
Segundo a Polícia Civil, o roubo ocorreu às 10h, na escola estadual Margarida Pinho Rodrigues, no bairro Vila Margarida. Ninguém se feriu.
De acordo com investigadores, o trio utilizou uma arma de brinquedo --parecida com uma pistola 380-- para render a inspetora da escola no momento em que ela abria o portão para a saída de um aluno acompanhado da mãe.
Escolas reprovadas
A rede pública de ensino em São Paulo vai mal, mesmo. Prova após prova, os resultados dos alunos mostram que ainda há muito a aprender.
O rendimento dos estudantes das séries finais do ensino fundamental (5ª a 8ª) piorou nas escolas municipais, de acordo com os resultados da Prova São Paulo. Um outro teste já tinha mostrado que na rede estadual a situação não é muito melhor. Os estudantes que terminaram os níveis fundamental e médio em 2010 tiveram nível de aprendizagem igual ou pior que os de quem se formou dois anos antes. Ou seja, não evoluíram nada, sobre um patamar que já era baixíssimo.
O quadro mostra que a situação é crítica tanto nas escolas da prefeitura, responsável principalmente pelo fundamental 1, quando nas do Estado, que foca mais no fundamental 2 e no médio.
Um dos poucos dados positivos nesse cenário é a melhora dos alunos que estão no começo da vida escolar (1ª a 4ª séries). Isso significa que, de fato, pode ter havido uma melhora nos anos mais recentes, que talvez venha a se refletir no longo prazo. A educação, como bem sabem pais e mães, é essencial para garantir o amanhã dos filhos. Só com estudo os adultos do futuro terão condições de lutar por melhores empregos e salários, num mundo cada vez mais competitivo. Por isso, o poder público tem obrigação de oferecer uma educação de qualidade nas escolas. Professores motivados e bem pagos, salas de aula com recursos e um número decente de alunos por classe são apenas o começo da longa batalha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário