sábado, 19 de março de 2011

Imagens internas mostram desespero de motorista de ônibus sem freio em SP

Coletivo causou grave acidente e só parou ao bater em um hotel; duas pessoas morreram

 
 

Baixe o Adobe Flash 
PlayerBaixe o Adobe Flash Player
A Polícia Civil de Santa Bárbara D'Oeste divulgou na tarde desta sexta-feira (18) as imagens gravadas por duas câmeras instaladas dentro de um ônibus da Viação Barbarense que ficou desgovernado após perder os freios. O acidente causou a morte de um motociclista e de um pastor, além de ferir outras seis pessoas, na fim da tarde de terça-feira (15).
O vídeo divulgado nesta sexta-feira (18) mostra o desespero do motorista, que se esforça para controlar o veículo. Ele tenta fazer o freio funcionar. Em seguida, o cobrador deixa a catraca e vai para a parte da frente do veículo. Os dois tentam manter o coletivo sob controle, mas não conseguem. As imagens estão sendo analisadas pelos peritos do Instituto de Criminalística (IC) de Americana.O funcionário da empresa de ônibus que conversou com o motorista antes do acidente também prestou depoimento na tarde desta sexta-feira. José Carlos Oliveira deixou a delegacia sem gravar entrevista.
Perícia
Peritos do Instituto de Criminalística (IC) de Americana identificaram que uma falha em uma válvula do freio traseiro do ônibus em testes feitos em laboratório. Outras peças do sistema de freios serão analisadas, e de acordo com os peritos, não há como descartar nenhuma hipótese.
Feridos
Uma das três vítimas do acidente teve alta na tarde de quarta-feira (16). Renata Rosilei de Paula Oliveira teve uma fratura na perna e estava internada no Hospital de Unimed. Em entrevista à EPTV, Renata contou que, quando estavam próximos à ponte, seu marido, que dirigia o veículo, deu um grito quando o ônibus avançou sobre o carro. Ela desmaiou e somente acordou no hospital, onde ficou sabendo que tinham sido atingidos por um ônibus.Segundo a vítima, o ônibus bateu no carro, que depois se chocou com um poste, que caiu. Renata acredita que a queda do poste agravou ainda mais os ferimentos de seu marido, Amauri Gonçalves de Oliveira, e de Roberto Luís Isler, que permanecem em estado grave na Santa Casa da cidade.
Os passageiros, o motorista e o cobrador que estavam no ônibus não se feriram.
O acidente
No final da tarde de terça-feira um ônibus desgovernado invadiu a Avenida Anhanguera e percorreu cerca de um quilômetro na contramão. No percurso, já seguido por uma viatura da polícia, atingiu três carros e uma moto. O condutor da moto, Rubens Ribeiro, de 56 anos, morreu no local. A outra vítima, o pastor Armando de Souza Gonzaga, de 67 anos, estava na calçada, ao lado de seu carro, aguardando um amigo que sairia do hotel, quando viu o ônibus. Ele tentou correr para a recepção, mas foi atingido, arrastado e parou debaixo do veículo. O pastor chegou a ser socorrido, mas chegou sem vida ao PS Edson Mano. Ambos foram enterrados na quarta-feira (16).“Ele havia trazido outros dois pastores para se hospedarem aqui, e ia levar outro embora. Ele se assustou com o ônibus e quis voltar para a recepção. Se ele tivesse ficado onde estava não teria sido atropelado”, contou Carlos Kardec, gerente do hotel. “É um horário de muito movimento, foi uma sorte que nenhum funcionário ou hóspede do hotel tenha sido atingido. Meu filho estava na sala de computador, o ônibus parou a um, dois metros dele.”
Foi um hóspede do hotel que estava em seu quarto e desceu após ouvir o barulho da batida quem viu que o pastor havia sido atingido. “Esse hóspede viu as folhas se mexendo e foi perceber que tinha uma pessoa ali. Ele [o pastor] estava consciente. O resgate veio, chegou a socorrê-lo, mas ele morreu”, contou o gerente do estabelecimento.O hotel fica na Avenida de Cillio. Segundo os funcionários, os passageiros do ônibus nada sofreram. Apenas a recepcionista, uma camareira e o filho do gerente com um amigo estavam na parte frontal do estabelecimento - nenhum deles ficou ferido.“Eles desceram e vieram aqui ligar para os parentes. Eu estava fechando a porta quando vi o ônibus vir com tudo e saí correndo para dentro do hotel. Na hora que vi já estava parado aqui na frente. Qualquer um podia ter sido atingido. Parecia que estavam derrubando o prédio”, contou a recepcionista Marcela Leite, de 29 anos.
Com a colisão, a fachada e a cobertura da sacada do hotel, onde ficavam mesas utilizadas pelos hóspedes, caíram, assim como o letreiro principal. “Por Deus não tinha ninguém ali, porque o normal é ter”, contou o gerente. O estabelecimento chegou a ficar sem luz na terça, mas na manhã desta quarta-feira (16) funcionava normalmente. “Estragou a fachada, mas não afetou a estrutura. Só um cano furou, mas não afetou o abastecimento, e a luz já voltou”, contou Kardec, que aguardava a visita do seguro para avaliar os prejuízos.
Prejuízos
O dono do hotel informou que já verificou a possibilidade de pedir indenização devido ao acidente. A empresa de ônibus Viba estava sob intervenção da Prefeitura porque os veículos já haviam apresentado irregularidades nos últimos dias. Após o acidente, a assessoria da prefeitura informou que quando assumiu a responsabilidade da empresa, todos os ônibus foram vistoriados para evitar problemas.
Devido à intervenção, as causas do acidente também vão ser apuradas pela prefeitura. A Polícia Civil também periciou o local e o veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...