sábado, 19 de março de 2011

Verão termina com mais de 90 mil pessoas fora de casa devido às chuvas no país

Do UOL Notícias /Em São Paulo

Pelo menos 91.926 pessoas em 11 Estados estão desabrigadas ou desalojadas por conta das chuvas que atingiram o país neste verão, que termina nesse domingo (20). Os dados são da Secretaria Nacional de Defesa Civil e das defesas civis nos Estados. No total, 365 municípios mantêm decreto de situação de emergência e nove de estado de calamidade pública.Ao longo da estação, o número de desalojados (hospedados em casas de amigos e parentes) e desabrigados (encaminhados a abrigos públicos) chegou a quase 150 mil, mas reduziu conforme as famílias foram voltando para suas casas. Quase 1.000 pessoas morreram em deslizamentos de terra, enxurradas e enchentes --mais de 900 só na tragédia na região Serrana do Rio de Janeiro.

Sudeste

No Rio de Janeiro, 23.118 pessoas estão desalojadas e 9.689 desabrigadas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde e  Defesa Civil. A região que concentra as vítimas é a Serrana, palco de uma das maiores tragédias naturais da história do Brasil. Mais de 900 pessoas morreram no evento. Vinte municípios decretaram situação de emergência e sete, estado de calamidade pública.Só no Estado de São Paulo são 2.569 desabrigados e 12.367 desalojados. Durante o verão, 28 pessoas morreram em decorrência da chuva. Dezenove municípios tiveram decreto de situação de emergência homologado pela Defesa Civil Nacional.Em Minas Gerais, foram 18 mortes durante o verão. Atualmente, permanecem fora de casa 102 pessoas (85 desalojados e 17 desabrigados), mas, no acumulado do verão, o número foi de 34.723 desabrigados e desalojados. Segundo a Defesa Civil Nacional, 49 municípios mineiros decretaram situação de emergência.No Espírito Santo, 3.608 pessoas ainda estão desalojadas e 564 desabrigadas pelas chuvas intensas e pelas cheias dos rios que cortam o Estado. No total, 21 cidades decretaram situação de emergência.
 12.jan.2011:Corpos de vítimas de deslizamento em Teresópolis; a região serrana do Rio de Janeiro sofre com o excesso de chuva e deslizamentos desde o início desta semana  Paulo Cezar/Ag. O Globo

Sul

Os Estados da região Sul, que costumam ser afetados pela chuvas na primavera, também sofreram com a chuva no verão. Só no Paraná, onde ocorreram quatro mortes, são 10.652 desalojados e 2.499 desabrigados. Três municípios estão em situação de emergência e dois em estado de calamidade pública.
Em Santa Catarina, foram duas mortes durante o verão. Ainda há 3.541 desalojados e 820 desabrigados no Estado --todos por conta das chuvas ocorridas entre 10 e 14 de março. Só neste verão 14 cidades decretaram situação de emergência e se juntaram a outras 99 que haviam emitido decreto anteriormente.
Segundo a Defesa Civil gaúcha, não há mais desabrigados ou desalojados no Rio Grande do Sul, onde há 64 cidades com decreto de situação de emergência. Sete mortes ocorreram no verão por contas das chuvas no Estado.

Outros Estados

No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso foram os Estados mais afetados pelas chuvas. No MS, há, atualmente, 505 desabrigados e 2.559 desalojados. No Estado vizinho, onde regiões inteiras ficaram isoladas pelas cheias dos rios, não há mais famílias fora de suas casas, mas cinco cidades estão em situação de emergência.Na Bahia, também não há desabrigados ou desalojados, mas foram registradas duas mortes no verão, em Guaratinga e Itabuna.No Maranhão, mais uma vez os municípios banhados pelo rio Mearim --sobretudo Trizidela do Vale e Pedreiras--, Itapecuru, Tocantins e Parnaíba sofreram com enchentes. O Estado concentra 7.413 desabrigados e 6.213 desalojados.Já no Pará, as chuvas castigaram nove municípios, desabrigaram 2.860 pessoas e desalojaram 2.856.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...