Medida foi tomada para evitar atos de vandalismo nas unidades de ensino.Cerca de 21 escolas já tem sistema de monitoramento.
Alarme aciona ajuda através de códigos
(Foto: Reprodução TV Santa Cruz)
Depois de ser alvo de ações de vandalismo, a segurança nas escolas da rede municipal de Itabuna, no sul da Bahia, está mudando.(Foto: Reprodução TV Santa Cruz)
Sistemas de monitoramento e de alarme estão sendo instalados em pelo menos 21 escolas municipais da cidade.
Depois de entrar na unidade, o funcionário tem 20 segundos para desativar o alarme. Caso contrário, o sistema de segurança dispara e a guarda municipal é acionada.
O sistema detecta qualquer movimento estranho no prédio. O alarme fica desativado no horário de aula. Durante o expediente da unidade, um guarda municipal fica de plantão. Existem códigos específicos para as situações de pânico. Se o funcionários digitar 46, aciona o Samu e 79, o corpo de bombeiros.
O secretário de educação e cultura de Itabuna explica que assim que os alarmes são acionados, a equipe do serviço solicitado vai até a escola imediatamente. "A gente quer proteger o patrimônio público e as pessoas que trabalham no serviço público. Nós hoje temos um histórico de violência em todos Brasil e em Itabuna não é diferente. E a gente possui um parque tecnológico significante", completa o secretário.
Na Escola Municipal Lourival Oliveira Soares, no bairro Ferradas, estudam 1.050 alunos. Na unidade há laboratório de informática e equipamentos eletrônicos de valor. Tudo fica guardado em salas com portões e cadeados. A segurança foi reforçada pelo sistema de alarme e por câmeras de segurança. "Tem sensores, já temos câmera de segurança, dá pra ver também quem está fazendo a depredação do patrimônio público. A gente vai trabalhar, com certeza, mais tranquila agora", conta Luciane Nascimento, diretora da escola.
Segundo a Secretaria de Educação e Cultura de Itabuna, são comuns atos de vandalismo e arrombamentos nas escolas, principalmente nos fins de semana e feriados, quando não há aula. O sistema de segurança foi instalado para diminuir esses índices. "Já estamos providenciando uma licitação para que todas as outras escolas, são 110 no total, também tenham todo monitoramento eletrônico até o fim do ano", reforça o secretário de educação de Itabuna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário