terça-feira, 12 de abril de 2011

Relembre a saga "Pânico" e desfrute o quarto filme da série

Depois da invasão dos filmes de terror nos anos 80 com A Hora do Espanto, Sexta-Feira 13, A Hora do Pesadelo e vários outros, o gênero estava meio devagar nos anos 90. E em 1996, foi Wes Craven – criador de Freddy Krueger – quem deu um jeito de reativar o medo nas telas. Ele criou a saga Pânico, que surgiu cheia de referências aos longas de terror da década passada.

O que pegou todo mundo de jeito é que o primeiro Pânico brincava com os clichês e as famosas regras dos filmes de terror. Os personagens – liderados por Randy (Jamie Kennedy), viciado em longas do tipo – tentavam adivinhar os movimentos do assassino seguindo uma espécie de passo a passo do que acontecia em longas do gênero.

A história mostra o surgimento de um assassino na cidade de Woodsboro. Ele passa a matar adolescentes locais, todos ainda no colegial. No elenco principal estão Neve Campbell como Sidney, Courteney Cox no papel da repórter Gale Weathers (na foto acima) e David Arquette vivendo o policial Dewey. Sidney passa a ser o grande alvo do assassino chamado Ghost Face e Gale é a repórter destemida que tenta descobrir quem está por trás da máscara do matador.

Nos três primeiros filmes da série, sempre uma garota desavisa morre bem no comecinho. Drew Barrymore foi quem inaugurou a brincadeira.

Com o sucesso meteórico de Pânico, o jeito foi correr para lançar logo a sequência, que saiu em 1997. Quando todos pensavam que o Ghost Face havia partido dessa para melhor, ele retorna para infernizar a vida de todos. Especialmente Sidney, claro.

A história de Pânico 2 acontece dois anos após os eventos do original. As matanças recomeçam e novamente Sidney corre risco de vida. A continuação mantém a brincadeira com o mundo dos filmes de terror e aqui há a estreia de Stab, escrito por Gale Weathers e que conta os fatos envolvendo os assassinatos mostrados no primeiro longa. Desta vez, quem morre no começo é Cici, vivida por Sarah Michelle Gellar (foto), a Buffy da série de TV. O que não deixa de ser uma brincadeira em si. A história apresenta uma série de novos personagens, quase todos eles – obviamente – são os principais suspeitos de serem Ghost Face.

Pânico 3 foi lançado em 2000 e é considerado o mais fraco da franquia. Sidney perdeu vários amigos no segundo filme e agora vive reclusa e com medo no interior da Califórnia. Isso não impede que um novo Ghost Face a encontre e passe a ameaçá-la. O roteiro mostra as gravações de Stab – Return to Woodsboro. Acontece que os atores começam a ser mortos brutalmente e isso vai continuar até que Sidney ceda à vontade do Ghost Face e vá para Los Angeles. Neste filme, Sidney também descobre vários detalhes sobre sua mãe.

O fato de Pânico 3 não ter tido o mesmo nível dos anteriores tem uma explicação: o roteirista Kevin Williamson, que fez a história dos dois pimeiros longas, não participou deste.

Mas o importante é que Pânico 4, que estreia na sexta, dia 15. Novamente com Wes Craven na direção e a volta de Kevin Williamson no roteiro.

UOL/O CAPACITOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...