sábado, 18 de junho de 2011

HOMENAGEM-Saiba mais sobre a trajetória da guerreira Ana Maria Braga

Filha do italiano Natale Giuseppe Maffeis, nascido em Albano Sant'Alessandro (Bérgamo) e Lourdes Braga, começou sua carreira de jornalista na imprensa escrita, colaborando em revistas de moda. Os primeiros trabalhos foram na revista Cláudia e apresentando o Rede Tupi de Notícias na extinta Rede Tupi. Alcançou a fama durante o período em que trabalhou na Rede Record, onde apresentava o programa Note e Anote e o talk-show Programa Ana Maria Braga (nos mesmos moldes do programa da Hebe Camargo).

Desde 1999 apresenta o Mais Você, na Rede Globo. Antes de se tornar jornalista, se formou em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de São José do Rio Preto, especializando-se em Zoologia pela mesma universidade.

Teve câncer e ao ser debelada a doença, voltou a apresentar o programa sem os cabelos, resultado comum da quimioterapia. Foi um programa que emocionou o público, com os colaboradores vestindo uma camiseta onde estava escrito "time da guerreira".Em 1998 lançou sua própria revista feminina, Utilíssima, e uma revista em quadrinhos, transcrevendo-a e a pessoas próximas a ela, como o ex-marido Carlos Madrula, em personagens (Aninha, Carlinhos, Louro José, Maria Coruja, Lena, Mirna, entre outros).Filha única, passou a infância e a adolescência estudando em internatos no interior de São Paulo. Na adolescência, disposta a fazer faculdade, fugiu de casa e começou a trabalhar para poder se formar bióloga pela Universidade Estadual Paulista, em São José do Rio Preto. Com o diploma em mãos, Ana Maria transferiu-se para a capital paulista para fazer especialização na sua área, mas para pagar os estudos, ela conseguiu um emprego na extinta TV Tupi onde apresentou telejornais, shows e estreou num programa feminino ao vivo.Disposta a investir num novo segmento, Ana cursou a faculdade de jornalismo.

Com o fim da TV Tupi, Ana Maria foi assessora de imprensa e diretora comercial das revistas femininas da Editora Abril.

Longe das telas da televisão por mais de dez anos, Ana Maria voltou, em 1992, e por sete anos dirigiu, produziu e apresentou o programa "Note e Anote" na Rede Record. Esse programa lhe rendeu muitos prêmios e até um título no Guiness Book de maior permanência no ar.
Ana Maria na Rede Globo

Ana Maria foi para a Rede Globo em julho de 1999, semanas depois ter divergências com a direção da Rede Record e estreou o programa "Mais Você" no dia 18 de outubro, ao lado do fiel companheiro o Louro José.

A estrutura básica do programa é a apresentação de receitas culinárias e artesanato. Atualmente, o programa está mais jornalístico, entrevistando artistas e debatendo as principais notícias do dia. A marca registrada é a mensagem do dia, texto escolhido pela apresentadora que tem como objetivo alavancar a auto-estima dos telespectadores.

O auxiliar, o Louro José, fantoche em forma de papagaio, controlado por Tom Veiga, inicialmente mero figurante num dos quadros do "Note e Anote", a disputa de pegadinhas (adivinhações). Fez tanto sucesso que acompanhou a apresentadora na migração para a Rede Globo. Atualmente o Louro José está presente em todo o programa, inclusive com matérias especificamente preparadas para ele. As cadelas de estimação de Ana Maria Braga, "Belinha" e "Sombrinha" também fazem parte e desfilam por todo o cenário durante o programa.

Vida pessoal
A apresentadora tem dois filhos, Mariana e Pedro Maffei fruto do relacionamento com o ex-marido, o economista Eduardo de Carvalho. Recentemente a apresentadora se separou do empresário Marcelo Frisoni, homem muitos anos mais jovem que ela, com quem tinha se casado em regime de comunhão total de bens.Após sair da Rede Record e ir à Rede Globo, dizia apaixonada pelo que faz, se considera uma mulher realizada.Ela trabalha cerca de 15 horas por dia, mas dorme tranqüila com a sensação do dever cumprido.
Sobre religião, a apresentadora se declara católica e que reza à Nossa Senhora.
Polêmicas

Em 2003, meses depois de separar do economista Eduardo de Carvalho, Ana Maria apareceu em uma foto, dando "selinho" (beijo na boca) na cantora Simone. Surgiram boatos que a apresentadora se divorciou do marido depois de virar lésbica. Porém Ana Maria e Simone negaram qualquer envolvimento pessoal, alegando que o que fizeram foi "por brincadeira". Desde que se mudou para o Rio de Janeiro, Ana Maria e Simone são vizinhas.
Em 24 de novembro de 2008, depois da morte de Marcelo Silva, então recém-separado de Susana Vieira, Ana Maria chamou Marcelo Silva de "cafajeste" enquanto o Mais Você era transmitido ao vivo. Familiares do falecido processaram a apresentadora pela declaração insultosa.
Em 2009, em meio à troca de apresentadores entre alguns canais de televisão, integrantes do programa Pânico na TV fizeram um trote telefônico em Ana Maria, que entrou na Justiça pedindo a proibição da veiculação da gravação.

Em 23 de junho de 2010 afirmou ao final de seu programa: "Não tenho vergonha de nenhuma das minhas escolhas", referente a revista Quem que publicou uma fonte que afirma que Ana teve um caso com o seu instrutor de dança para o quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão. Depois de ler o comunicado que enviou à imprensa na noite de terça-feira, Ana Maria ameaçou processar a revista, os jornalistas e seus editores. “Eles terão que provar na justiça que isso é verdade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...