Monges protestam contra controle chinês sobre províncias de etnia tibetana.É o 2º suicídio de um monge budista no país pelo mesmo motivo neste ano.
Um monge budista morreu nesta segunda-feira (15) ao imolar-se numa zona tibetana de Garze, na província chinesa de Sichuan, segundo testemunhas. O nome dele era Tsewang Norbu, e ele tinha 29 anos.
Exilada tibetana mostra uma foto de Tsewang Norbu, de 29 anos, durante vigília à luz de velas em memória ao monge suicida (Foto: Ashwini Bhatia/AP)
A agência oficial "Nova China" anunciou a imolação por fogo do monge sem especificar o desenlace do ato, mas testemunhas contatadas por telefone confirmaram a morte do indivíduo."Vi um monge no chão e seu corpo estava em chamas", afirmou à AFP uma das testemunhas, funcionário de um hotel vizinho, precisando que o monge havia distribuído panfletos antes de suicidar-se.Trata-se da segunda imolação realizada este ano na China por monges budistas, que protestam contra o controle exercido por Pequim sobre as províncias de etnia tibetana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário