quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Família de Caetano Veloso se despede de Nicinha em enterro em Santo Amaro (BA)

Corpo da irmã mais velha dos 'Veloso' foi enterrado no Canto da Caridade.
Caetano e Maria Bethânia acompanharam Dona Canô na despedida.

Do G1 BA
 
Nicinha, irmã de Caetano Veloso (Foto: Edvaldo Nascimento/ Arquivo Pessoal)'A vida tem uma dívida com a música perdida', diz
trecho de música feita por Caetano para Nicinha (Foto: Edvaldo Nascimento/ Arquivo Pessoal)
O corpo de Nicinha, apelido da irmã mais velha da família Veloso, foi enterrado por volta das 11h desta quarta-feira (27), no Cemitério Canto da Caridade, na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano.
Estiveram presentes na cerimônia de despedida todos os irmãos da família Veloso, entre eles, Caetano e Maria Bethânia. Dona Canô, que tem 104 anos, compareceu à missa que antecedeu o sepultamento, mas não foi ao enterro por recomendação dos familiares.Eunice Veloso, mais conhecida como Nicinha, estava internada desde setembro na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Português, em Salvador, onde morreu por insuficiência respiratória na tarde de quarta-feira (26). Ela completou 83 anos no último dia 9 deste mês.Nicinha foi adotada por Dona Canô, matriarca dos Veloso, aos três anos de idade. Ela era irmã biológica de dona Edith do Prato, famosa sambadeira santoamarense que usava prato e faca como instrumentos e que morreu aos 94 anos, em 2009.O velório de Nicinha foi realizado no Memorial Edith do Prato desde as 17h de quarta-feira. O corpo foi levado para a Igreja de Nossa Senhora da Purificação por volta das 8h desta quinta-feira. Na igreja foi celebrada uma missa e realizada a homenagem do Coral Miguel Lima à Nicinha, que integrou o grupo musical durante toda a vida. Além de cantar, ela tocava piano.
Música
Em 1975, Caetano Veloso apresentou ao público a música 'Nicinha', faixa do álbum 'Qualquer coisa'. Na canção, Caetano se refere à Nicinha como inspiração musical e talento esquecido da música brasileira.
Confira a letra:
Se algum dia eu conseguir cantar bonito
Muito terá sido por causa de você, Nicinha
A vida tem uma dívida com a música perdida
No silêncio dos seus dedos
E no canto dos meus medos
No entanto você é a alegria da vida.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...