quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Veja como Nara Leão mudou a música popular brasileira

da Livraria da Folha
Texto baseado em informações fornecidas pela editora da obra.

No dia 19 de janeiro, há 70 anos, nascia a capixaba Nara Leão (1942-1989). Como musa da bossa nova e interprete sem preconceitos da música produzida no país, Nara ajudou a mudar o cenário musical brasileiro.
Foi no apartamento dela no edifício Champ-Elysées, em Copacabana, Rio de Janeiro, que, nos últimos anos de 1950, se reuniram os principais nomes que dariam origem à bossa. Com o grupo e suas composições, Nara começou sua carreira como intérprete.
Bosco/Acervo UH/Folhapress
Agregadora, Nara Leão mudou o cenário o cenário musical brasileiro; cantora completaria 70 anos nesta quinta
Agregadora, Nara Leão mudou o cenário o cenário musical brasileiro; cantora completaria 70 anos nesta quinta

Em meados dos anos 1960, a artista fez uma nova opção estética e política e começou a inovar seu repertório com obras de compositores do morro como Cartola, Zé Ketti e Nelson Cavaquinho. Sua próxima atitude seria romper por completo com a bossa nova ao lançar o disco "Opinião de Nara" (1964).
No mesmo ano, a obra deu origem ao espetáculo musical "Opinião", criado Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes e Armanda Costa, dirigido por Augusto Boal e encenado por Nara com Zé Ketti e João do Vale. Misto de show e teatro, a apresentação tinha crônicas em cima de notícias de jornais e interpretação de canções. Entre as músicas, estavam a famosa "Carcará" e a provocadora "Opinião", de Ketti, com os versos "Pode me prender/Pode me bater/ Pode até deixar-me sem comer/Que eu não mudo de opinião".
Em seu disco solo seguinte, de 1966, Nara daria espaço para novos compositores. A intérprete gravou alguns dos primeiros registros de músicas de Chico Buarque de Hollanda, Paulinho da Viola, Sidney Miller e Jards Macalé. Na sequência, Nara também abriria espaço para artistas como Edu Lobo, Fagner e Sueli Costa. Agregadora, como já simbolizavam as reuniões em seu apartamento que fomentaram a bossa nova, Nara transitou por ritmos que, por vezes, chegaram até a se rivalizar como o samba, a música regional, a bossa (com quem fez as pazes mais tarde), o tropicalismo e a jovem guarda. Graças a suas opções musicais, Nara foi capaz de resgatar músicas do passado, revelar talentos e ritmos escondidos e levar os compositores do morro, e o chamado samba de raiz, para o centro do cenário musical brasileiro.

Com discos esgotados, pouco material de Nara está disponível para a compra. No entanto, sua filha disponibilizou a maior parte de seus discos para serem ouvidos online no site oficial da artista. A vida da interprete, com sua luta política por meio da música, é contada no livro "Nara Leão: uma Biografia", escrita por Sérgio Cabral.
A cantora também pode ser vista em "Nara Leão: Programa Ensaio", edição realizada com ela do antológico programa dirigido por Fernando Faro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...