quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Com mais definição e 3D melhor, primeiro "O Hobbit" mergulha na origem da saga de Tolkien

Se havia alguma dúvida de que Peter Jackson pudesse se superar na adaptação de "O Senhor dos Anéis" para os cinemas, a primeira parte da trilogia que compõe o prelúdio à saga de J.R.R. Tolkien, "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada", não deixa espaço para discussões.

O filme, que estréia no dia 14 nos EUA e no Brasil, se passa 60 anos antes dos acontecimentos narrados nos três primeiros filmes e mostra como Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) e Gandalf (Ian McKellen) ajudam Thorin Oakenshield (Richard Armitage) e seu exército de anões a reencontrar o reino de Erebor. Do ponto de vista narrativo, Jackson e seu time de roteiristas, composto ainda por Fran Walsh, Phillipa Boyens e Guillermo Del Toro, mantiveram a história concentrada na aventura do grupo e diminuíram a quantidade de personagens e tramas paralelas.
Do ponto de vista técnico, no entanto, o cineasta imprimiu mudanças importantes no modo como filmou e, consequentemente, na maneira como a experiência de assistir ao filme afetará os espectadores. Jackson filmou em 48 quadros por segundo, quando o padrão é de 24 quadros por segundo. Isso resulta em maior definição e percepção dos elaborados movimentos de câmera que percorrem a maior parte das sequências do filme.
Outro avanço técnico foi a melhora do 3D, que funciona a contento não só em planos mais aproximados e com pouca iluminação. Os planos mais abertos e iluminados também ganham mais peso e um propósito dentro da trama. Velhos conhecidos Dão o ar da graça alguns personagens importantes da primeira trilogia, como Frodo (Elijah Wood), Elrond (Hugo Weaving), Galadriel (Cate Blanchett), Saruman (Christopher Lee) e até o Gollum (interpretado por meio de captura de movimentos por Andy Serkis). Além de proporcionar uma aventura em que os valores da amizade, lealdade e honra se destacam, o filme também explica muitas das relações que apenas eram dadas na trilogia inicial e estabelece o início da relação de Bilbo com o Gollum e o anel.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...