quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Perigo Oculto: Garoto morre após usar antitranspirante AXE em excesso

Uma pesquisa divulgada no MailOnLine mostra que é crescente o consumo de desodorantes antitranspirantes em idades cada vez menores. Para a grande maioria dos jovens britânicos, a marca líder do mercado, Lynx (aqui no Brasil chamada de AXE), é a sensação do momento. Graças às suas campanhas publicitárias com o slogan “obtenha a aparência que as garotas querem”, o desodorante tornou-se o mais vendido entre os consumidores masculinos em mais de 60 países. Só no Reino Unido são mais de 8 milhões de usuários. Segundo a revista Marketing, o alvo da campanha são garotos de 13 a 18 anos, onde as principais compradoras são suas mães. A marca tem tanto domínio no mercado ‘teen’ que fóruns foram criados para chamar a atenção para o “efeito Lynx”, compartilhando histórias e ensinando a usar o produto em diversos momentos. Mas, apesar do ‘oba-oba’, especialistas alertam que o uso destes produtos em excesso pode gerar uma inalação de produtos químicos que pode causar reações alérgicas na pele, asma e dificuldades respiratórias.

Em alguns casos mais raros, pode desencadear problemas cardíacos fatais. “Mesmo as pessoas sem alergias podem ser sensíveis a produtos químicos encontrados em produtos de limpeza ou de higiene, experimentando reações cutâneas, dificuldades respiratórias, náuseas e dores de cabeça. As reações são agravadas quando uma pessoa inala aquela névoa branca que fica no ar ao se apertar o spray aerossol”, comentou Maureen Jenkins, diretora de Serviços Clínicos e Alérgicos do Reino Unido. “Os rótulos desses produtos avisam para não usá-los em um ambiente fechado, mas a maioria das pessoas passa em suas axilas dentro do banheiro com a porta fechada, e esse é um espaço confinado”, disse o Dr. Peter Dingle, cientista ambiental e toxicologista. O jovem Jonathan Capewell tinha apenas 16 anos quando teve um ataque cardíaco no quarto, em Oldham, Manchester: “Quando chegamos ao hospital, eles ainda tentaram reanimá-lo”, lembra o pai Keith, 58. “Mas, 10 minutos depois ele tinha falecido”. Um exame em seu corpo mostrou que ele tinha 10 vezes a quantidade letal de butano e propano em seu sangue.

Os gases são utilizados como propulsores de aerossóis e estavam se acumulando em seu organismo ao longo de muitos meses. “Ele tinha 16 anos e seu corpo estava em transformação. Ele começava a suar mais e se preocupava com os odores. Não era incomum ele tomar três banhos por dia. Ele usava desodorante por todo o corpo, até mesmo no cabelo e o banheiro ficava com um cheiro forte que incomodava a todos na casa. Ele estava um pouco obsessivo e tinha três tipos de desodorantes da marca Lynx”, disse o pai. O legista Barrie Williams declarou oficialmente que sua morte foi provocada por excesso de anti-transpirante. Nas embalagens dos produtos Lynx existem vários avisos. Os usuários são aconselhados a usarem rajadas curtas do antitranspirante em locais bem ventilados. Só no Reino Unido, 600 milhões de aerossóis são utilizados todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...