terça-feira, 28 de novembro de 2017

SABOTAGEM TECNOLÓGICA- Parabólicas atrasam implantação da TV digital no interior de São Paulo

Previsto para ocorrer nesta quarta-feira (29), o apagão analógico no interior de São Paulo foi adiado. Nenhuma das cinco regiões que deveriam desligar os transmissores de TV analógicos atingiu o índice de 93% de digitalização em pesquisas realizadas pelo Ibope.

As antenas parabólicas são apontadas como as principais vilãs. Santos é a região metropolitana com maior índice de domicílios com televisores digitais ou com conversores digitais: 89%, segundo o Ibope. Lá, o apagão analógico foi reagendado para o próximo dia 20. Em Campinas, onde 27% das casas têm antena parabólica, e no Vale do Paraíba, o desligamento dos transmissores analógicos ficou para 17 de janeiro. As duas regiões têm hoje 88% de domicílios prontos para a TV digital. Ribeirão Preto, com 84% de digitalização, e Franca (80% de digitalização e 28% de penetração das antenas parabólicas) terão um pouco mais de tempo.
O apagão analógico só ocorrerá nessas duas cidades em 31 de janeiro se novas pesquisas apontarem digitalização próxima de 93%. Muitos telespectadores têm resistido à TV digital porque estão satisfeitos com o que recebem das antenas parabólicas, ou seja, mais de 30 emissoras _de Globo a Futura, passando por Record News e Esporte Interativo_ e sinal de qualidade em qualquer lugar, na cidade ou no campo. Quem mora em sítio teme investir em um televisor digital e não receber o sinal porque está distante da antena. Um outro vilão poderia ser a condição econômica. Mas as instituições envolvidas no processo de substituição da TV analógica pela digital vêm distribuindo kits de conversores a famílias cadastradas em programas sociais do governo. Já foram entregues 7.150.000 kits, que custaram cerca de US$ 150 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...