terça-feira, 28 de novembro de 2017

SP-Desligamento de Tv Analógica ocorrerá nas regiões de Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba.

AMANHÃ,29, o desligamento ocorrerá em todos os municípios das regiões de Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba. 

A partir desta data, os canais abertos de TV (Globo, STB, Record, Bandeirantes, RedeTV, entre outros) só funcionarão com o sinal digital. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com a mudança, a transmissão de canais da TV aberta no Brasil será de melhor qualidade e com mais estabilidade, sem chuviscos, ruídos, chiados e interferências. Para se preparar para a mudança, o telespectador tem até AMANHÃ para verificar se sua antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa de um conversor externo, que transforma o sinal digital em analógico e permite que a TV continue transmitindo a programação.
Muitas emissoras estão com a implantação atrasada.No município de AMPARO em SP,por exemplo,5 canais poderão sumir do mapa dia 29:Tv Gazeta,Tv Canção Nova,Tv Século 21,Record News e Rede BAND.
Se o aparelho for televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, a orientação da Anatel é que o consumidor consulte o manual do fabricante. Os aparelhos analógicos que possuem acesso à TV por assinatura já recebem o sinal digital das TVs abertas sem necessidade de conversor digital. As pessoas que participam de algum programa social do governo federal nas 19 cidades que migrarão do sinal analógico para o digital ainda podem agendar a retirada gratuita de seu kit, contendo conversor, antena e cabos, pelo telefone 147 (ligação gratuita) ou pela internet. Esse canal de atendimento foi disponibilizado pela Anatel. Para saber se tem direito, é necessário acessar o portal www.sejadigital.com.br/kit. No município, o Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV no Brasil, promoveu mutirões para distribuição gratuita do kit conversor às pessoas que têm direito.

Hoje, a maioria dos televisores possui receptor integrado, mas para que o aparelho de televisão convencional, sem receptor integrado, consiga receber a imagem digital é preciso do equipamento, o Conversor de TV Digital, mais conhecido como Set-Top Box, que faz a interligação entre a Antena e o Televisor. Ele é conectado à antena, que receber o sinal digital, e o transforma em um sinal compatível com o televisor. O receptor tem uma entrada para a antena e várias saídas, tais como: Vídeo Composto (hoje, o mais utilizado), Vídeo Componente, S-Video e a mais nova interface, HDMI (High-Definition Multimedia Interface). O aparelho pode ser facilmente encontrado em diversas lojas. É importante lembrar, no entanto, que existem vários modelos diferentes, o que faz com que os preços variem muito.

As antenas digitais também são de diversos modelos. “Primeiro eu havia comprado uma antena, mas percebi que dois canais não estavam funcionando: a Record e o SBT. Votei ao local onde fiz a compra e troquei por um outro modelo. Quando instalei, todos os canais pegaram imediatamente”, explica um aposentado. Uma dona de casa fala sobre a qualidade do sinal digital. “Fiquei impressionada com a qualidade da imagem. A diferença realmente é muito grande, pois tudo fica mais nítido”, completa. Veja se você precisa adaptar seu televisor

TV de tubo: Independente do ano de fabricação, não é digital.
TV LED, LCD ou Plasma sem o selo DTV: modelos fabricados até 2010, provavelmente não são digitais. A partir de 2010, provavelmente são. Para ter certeza, confira o manual da sua TV ou ligue para o fabricante.

TV LED, LCD ou Plasma com o selo DTV: Independente do ano de fabricação, é digital.
Entenda as mudanças práticas da migração para o sinal digital 
Por mais que a maioria já esteja preparada para a transição, a mudança do sinal analógico para o digital ainda é alvo de muitas dúvidas. Afinal o quê de fato será mudado? Por que a novidade é melhor? E de fato, é melhor? Confira as respostas dessas e outras questões que têm rondado o assunto.
Qual a real diferença entre os tipos de sinal? 
Calma, essa não é uma daquelas perguntas que demandam horas de explicações e complexidades. Na verdade, é bem mais simples do que se pode imaginar. Você já viu serviços como o Netflix e o Youtube que permitem “jogar” o seu conteúdo do celular ou tablet para a TV? Uma das diferenças do sinal digital para o analógico é a possibilidade de convergência de mídias, que permite a constante transferência de dados. Além disso, o espectador pode ser interativo com os programas de TV, como por exemplo, responder instantaneamente à enquetes, etc. algo bem próximo do que já ocorre nas livres transmitidas pela internet, de modo geral.
Quais são as vantagens? 
Se o sinal analógico apenas propaga áudio e vídeo, a televisão digital (DTV) dá margem para a ampliação das mídias convergentes anteriormente citadas. Sem contar o som e a imagem de maior qualidade – passou de 480×360 pixels para 704×480 pixels.
Outra vantagem da novidade é que se antes a comunicação funcionava de um modo: um para todos, agora poderá ser bidirecional, o que permite que o espectador, de fato, seja ouvido pelas emissoras em si e opine ativamente – e com chance de escuta – sobre determinados temas e assuntos.
O que fazer para receber a novidade? 

Caso o seu aparelho tenha sido fabricado após 2010 é praticamente certo que o seu televisor tenha capacidade de receber a novidade. Mas se a sua TV é mais antiga, não tem problema, o sinal se molda para todos os aparelhos. Entretanto, se a sua televisão é de tubo, para receber o sinal é preciso um conversor externo na entrada de vídeo, por meio de um cabo RCA. Além disso, também é necessária a instalação de antena UHF e conectá-la no aparelho ou no conversor.
Vale ressaltar que nem todas as TVs, que possuem tela fina, têm porte para receber o novo sinal, e caso ela não se enquadre, os mesmos procedimentos citados para a o aparelho de tubo devem ser feitos na TV.
O que é preciso para receber o sinal digital 
Se o televisor de tela plana foi comprado a partir de 2010, já tem acesso digital – tudo o que precisa é fazer a conexão com a antena própria ou coletiva Se o televisor for de tela plana comprado antes de 2010, é preciso verificar se o aparelho veio com conversor integrado. Caso não tenha vindo, é preciso adquirir o conversor separadamente Se o televisor for de tubo, também precisa de conversor. Os beneficiados pelos programas sociais federais, como Bolsa Família, podem se inscrever no site sejadigital.com.br e receber o equipamento de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...