sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SP-Aluguel muito caro

Está cada vez mais caro morar em São Paulo. Uma pesquisa mostrou que os preços dos aluguéis na cidade subiram em média 14,6% nos últimos 12 meses.
É um novo recorde desde que esse tipo de pesquisa começou, em janeiro de 2005.
O crescimento foi muito acima da inflação, que ficou em 6% no ano passado. Como os aumentos de salário normalmente ficam em torno da inflação, o que acontece é que o preço do aluguel ganha um peso maior no orçamento familiar. Um dos principais problemas é que o reajuste do aluguel é historicamente feito com base no IGP-M, um índice que nos últimos 12 meses acumulou alta de 11,5%. O IGP-M foi adotado numa época em que a inflação era bem mais alta e os preços variavam muito. Como ele é influenciado pelo dólar e pelas vendas de produtos como minério de ferro e soja, era uma forma de proteger os donos de imóveis.
Hoje em dia, isso não faz mais sentido. Os preços dos aluguéis já sobem normalmente porque as pessoas estão ganhando melhor --então tem mais gente procurando do que bons imóveis disponíveis. O ideal é que seja escolhido um índice mais baixo, próximo da inflação. A partir desse patamar, os donos dos imóveis e os locadores são livres para negociar, com base na velha lei da oferta e da procura. Como não dá pra morar debaixo da ponte (e dividir espaço com os "nóias"), nem mudar pra mais longe (e depender ainda mais do péssimo transporte público), essa discussão sobre a mudança do índice tem de ser feita agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...