Refletindo a preocupação do mercado, as ações da B2W tiveram queda acumulada de 34 por cento em 2010, respondendo pelo pior desempenho entre os papéis da carteira teórica do Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro
Joyce Carla/do Agora
A teleoperadora Marina dos Santos, 21 anos, do Jardim Primavera (zona sul), afirma que não recebeu uma câmera fotográfica comprada no site do Submarino no dia 22 de dezembro do ano passado.
"Tenho inúmeros protocolos de atendimento. Em cada um deles, recebi uma informação diferente e um novo prazo para resolver o caso. Ainda estou esperando a câmera." De acordo com a leitora, o pagamento da compra foi feito em boleto bancário, e o prazo de entrega seria três dias úteis.
"Eu até achei que a loja pudesse demorar para entregar o produto, mas nunca imaginei que seriam dois meses de espera. Isso é um absurdo." Marina conta que, em diversas ligações, os atendentes do Submarino alegaram que estavam sem sistema para consultar o seu protocolo. "Eles sempre pediam para eu ligar novamente no dia seguinte, mas o sistema continuava inoperante." Segundo a leitora, no dia 11 de janeiro, uma funcionária do Submarino disse que o produto havia sido entregue no dia 30 de dezembro. "Isso não é verdade. Estava em casa e não recebi nada", diz.
"Em fevereiro, entrei em contato novamente e fui informada de que a câmera estava nos Correios de Santo Amaro [zona sul] e que eu teria que ir retirá-la." A teleoperadora diz que pediu o cancelamento da compra. "Fiquei indignada. Eu paguei pela entrega na minha casa. Quero o reembolso do valor que paguei."
Marina afirma que a câmera seria a realização de um sonho. "Com esse problema, o Submarino acabou com o meu final de ano."
Submarino
Tel.: (0/xx/11) 4003-5544
VEJA AS ÚLTIMAS DO RECLAMEAQUI SOBRE AS LOJAS AMERICANAS:-
"Realizei a compra de uma Lavadora de roupas GE Imagination no site www.americanas.com.br no dia 25/02/2011, a previsão de entrega estava para o dia 05/04/2011, e hoje dia 25/03/2011 recebi o email abaixo informando atraso na entrega ou troca do produto por outro do mesmo valor. Considero um desrespeito ao consumidor, considerando que não possuo interesse em nenhum outro produto, caso estivesse procurando outro produto já teria comprado o mesmo.
"Prezado(a) ROGERIO MAYER,
Recebemos informações do nosso fornecedor de que o produto abaixo listado sofrerá atraso na entrega.
21831208 - LAVADORA DE ROUPAS GE IMAGINATION BRANC.13KG 220V
Para atendê-lo(a), estamos pesquisando se há disponibilidade do item em outros fornecedores, no entanto, ainda não temos previsão de reposição. Você também pode optar pela troca por outro produto do mesmo valor ou pela troca por vale-compra no valor pago pelo produto no ato da compra, incluindo frete.
Pedimos desculpas pelo inconveniente e nos colocamos à disposição para outros esclarecimentos no telefone 0 23 11 4003-4848."Uma vez que a compra foi realizada através do site, e o sistema aceitou a compra indicando a disponibilidade do produto em estoque, não é possivel que o mesmo não seja entregue, caracterizando propaganda enganosa segundo o código de defesa do consumidor.
Segue trecho do CDC com destaque para os artigos 30 e 35.
CAPITULO III
Dos Direitos Básicos do Consumidor
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;
IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;
Seção II
Da Oferta
Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:
I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;
III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.
Seção III
Da Publicidade
Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.
Parágrafo único. O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem.
Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
§ 1º É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.” "
"Fiz um pedido no dia 09/02/2011 o prazo para entrega era para 01/03/2011 ja esta com 24 dias de atraso esta avendo um descaso pois ja fiz varios contatos com o SAC e eles me pedem que aguarde mais, agora ja esgotou minha paciencia... "
"Comprei alguns itens no site Americanas.com no dia 09/03, segundo o site, a previsão de entrega seria dia 22/03, pois bem, dia 22/03 segurei minha esposa em casa para receber os produtos e NADA, liguei no dia 23 e me disseram que a previsão era dia 24/03, pois bem, minha esposa perdeu mais um dia e ficou em casa esperando e NADA DE NOVO.Acabei de ligar e a atendente ANA me disse que no sistema deles, é para aguardar até o dia 28/03, MAS QUE RAIOS QUE PARA MIM DISSERAM ATÉ O DIA 24.Aguardo contato (com um nariz de palhaço) para saber quando que terei meus itens.Mas já sendo categórico: ULTIMA VEZ QUE COMPRO NA AMERICANAS na internet e lojas físicas. "
"Fiz uma compra nas lojas americanas.com no dia 09/02, com previsão de entrega para o dia 22/02,
pasmem! até hoje, dia 25/03 não recebi o pedido.Ligo para a empresa desde o dia 28/02 e escuto a mesma coisa", vou abri uma prioridade e encaminhar ao setor responsável , peço que a senhora aguarde 2 dias que o setor entrará em contato". Esse setor NUNCA entrou em contato.Detalhe, comprei uma mochila, matérial escolar e um secador. Tive que comprar outra mochila, porque a minha filha precisava para estudar. Isso causou-me um grande transtorno.NUNCA mais compro nessa loja, que não respeita os clientes e é uma vergonha para o comercio virtual. "
"Efetuei uma compra de 01 computador no site dessa empresa no dia 03/03/2011 conforme pedido informado acima, tendo como data de previsão de entrega no dia 14/03/2010 conforme linha de acompanhamento do pedido abaixo:
Pedido Realizado
Data: 03/03/2011 Hora: 09:46 Pagamento autorizado
Data: 03/03/2011 Hora: 09:46 Preparado para envio
Data: 03/03/2011 Hora: 15:40 Produto(s) em transporte
Data: 05/03/2011 Hora: 07:16 Produto(s) entregues(s) Previsão: 14/03/2011
Desde o dia 18/03/2011 já entrei em contato 03 vezes com a empresa, tendo inclusive enviado email, sendo o último protocolo de nº 109338244 reclamado com a Sra. Priscila Pires. Pois bem até o presente momento não obtive respostas, se irão entregar o bem ou não, qual o motivo de tanta demora, alguma satisfação. Estou inseguro com relação a essa empresa, pois a fatura do cartão já chegou com vencimento para o dia 28/03/2011 e já estão cobrando a 1ª parcela (12x). Como resolver essa situação.
Sem mais, atenciosamente.Paulo "
"REALIZEI UMA COMPRA NO DIA 24/01/2011 HÁ EXATOS 2 MESES E 1 DIA, E FUI RECEBENDO MEUS PRODUTOS EM PARTES, ATÉ O MOMENTO NÃO RECEBI 2 PRODUTOS, OS QUAIS NÃO QUERO MAIS, POIS DEVIDO A GRANDE DEMORA QUERO MEU DINHEIRO DE VOLTA, JÁ QUE O MOSTRADO NO SITE É DE NO MAXIMO Entrega em 11 dias úteis(COPIADO E COLADO DO SITE). LIGO NA CENTRAL DE ATENDIMENTO HÁ 1 MÊS ME DIZERAM QUE SAIU PARA ENTREGA E EU DEVERIA NEGAR O RECEBIMENTO E AI SIM, PEDIR MEU REEMBOLSO. SÓ QUE 1 MES SE PASSOU E ATE AGORA NADA. SIMPLESMENTE NÃO QUERO RECEBER ESTE PRODUTO, SE É QUE ELE IRÁ CHEGAR ALGUM DIA, SE CHEGAR VOU QUEBRAR NA CABEÇA DO ENTREGADOR!NÃO QUERO RECEBER E OBRIGO O MEU REEMBOLSO.VOU ENTRAR COM PROCESSO, CONFORME ORIENTAÇÃO RECEBIDA NO PROCON.A TODOS QUE QUEIRAM COMPRAR NO SITE AMERICANAS, PENSEM MIL VEZ, SE PRECISAREM DOS PRODUTOS APOS 3 ...4 MESES PODEM COMPRAR QUE FUNCIONA. MAS SE FOR ESPERAR QUE A EMPRESA CUMPRA O PROMETIDO, PODE ESQUECER, ELES NÃO HONRAM O COPRIMISSO E TEM UM PESSIMO ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR.FLÁVIA "
"Produto Nobreak Net Winner Expert 1800va Bivolt - SMS + 3 adaptador tomada novo padrão - SMS. Data do pedido: 06/12/2010 - Data da Entrega: 30/12/2010. Valor R$ 879,00 Recebi meu pedido totalmente danificado. Caixa totalmente rasgada remendada com fitas adesivas
Por dentro o no-break embalado de ponta cabeça e saco plástico rasgado. Visivelmente o produto foi usado ou trocado por outro. A entrega demorou mais de 2 semanas a mais do que o prometido pelo site.
O produto foi entregue quase à noitinha pela transportadora Ramos, eu não estava em casa e o mesmo foi recebido por minha mãe, uma senhora de mais de 80 anos, que disse que foi entregue por um homem estranho que arrumava pretextos para entrar na casa e ficava pedindo gorjetas. Pegou a assinatura, deixou o equipamento todo danificado e se mandou.Fiz inúmeras reclamações pelo chat das americanas, toda vez eram solicitados 2 dias úteis pra uma resposta que nunca veio, Exceto 2 e-mail: um em 5/01 dizendo que deveria trocar por outra mercadoria, o que não quiz, e outro em 10/01 prometendo retirada só para 01/02/2011. A retirada só ocorreu em 10/02/2011.Desde então estou entrando em contado por chat e telefone sem parar, sempre tendo que esperar 2 dias para cada resposta que nunca acontece. Enquanto isso as parcelas da compra não páram de cair no meu cartão de crédito."
"HOJE DIA 24.03.2011 - VAMOS AO DESCASO DAS LOJAS AMERICANAS AO CLIENTE:
NO DIA 21.01.2011 COMPREI 01 (UM) GAME FORMULA 1 2010-PS3, SENDO QUE NO DIA 28.01.2011 O PRODUTO CHEGOU ERRADO ( GAME FORMULA 1 2010-X360 ) NOTA FISCAL DE NUMERO 166918 SERIE 29; AI COMEÇA O MEU MARTIRIO. NO MESMO DIA ENTREI EM CONTATO COM O SAC O QUAL ME INFORMOU QUE EU RECEBERIA UM EMAIL IFORMANDO COMO PROCEDER A TROCA, PROTOCOLO DE N 106343889; RECEBI ESTE EMAIL E PROVIDENCIEI A TROCA CONFORME ORIENTAÇÃO ( DOCUMENTO DE NUMERO 39201502 EBCT), RECEBI EMAIL CONFIRMANDO O RECEBIMENTO DO PRODUTO PELAS AMERICANAS E INFORMANDO QUE EU RECEBERIA O PRODUTO CORRETO ATE O DIA 18.02.2011. NO DIA 11.02.2011 RECEBI UM EMAIL DAS LOJAS AMERICANAS INFORMANDO A NOTA FISCAL ELETRONICA DE N 353661 SERIE 29, PRODUTO QUE ATE HOJE NAO CHEGOU E AO VERIFICAR A NOTA FISCAL ELTRONICA NO SITE WWW.NFE.FAZENDA.COM.BR O PRODUTO ESTAVA NOVAMENTE ERRADO, OU SEJA, MANDARAM O PRODUTO GAME FORMULA 1 2010-X360 ( NAO ESQUEÇAM QUE O PRODUTO NAO CHEGOU ATE HOJE DIA 24.03.2011). DESDE O DIA SEGUEM AS RECLAMAÇÕES COM PROMESSAS QUE A EMPRESA ENTRARIA EM CONTATO COMIGO DAQUI A 1 (UM) DIA, 02 (DOIS) DIAS, DEPOIS PROMESSAS DE 05 (DIAS) E ATE 10 (DIAS), TODAS AGUARDEI AS LIGAÇÕES E NADA, NENHUM CONTATO, SEGUE ALGUNS PROTOCOLOS NAO RESPONDIDOS E TENHO TUDO ANOTADO, REGISTRADO, CONFIRMAÇAO DE COMPRA PELO SITE, PAGAMENTO DO PRODUTO, CONFIRMAÇÃO DO ENVIO, PROTOCOLOS : 107858862 ; 107971282; 107971990; 108147258; 108257715; 108495901; 108674484; 108865589; 109005059; 109144291; 109259670.
IMPRESSIONANTE O MEU LIMITE DE TOLERANCIA, DE PACIENCIA, COMO EX-CLIENTE DESSA EMPRESA PEÇO A TODOS POR FAVOR QUE AVALIEM ANTES DE COMPRAR ALGO, POIS EU NUNCA TIVE PROBLEMAS, NUNCA, MAS ESSE BASTOU POR TODOS, NAO CONSIGO RESOLVER ESSE PROBLEMA DIRETAMENTE COM AS AMERICANAS POIS ELES NAO ENTRAM EM CONTATO. AS PESSOAS COM QUEM COMENTO SOBRE ISSO PEDEM QUE EU ENTRE NA JUSTIÇA, MAS ACHO QUE TEMOS TANTOS PROBLEMAS SOCIAIS E MAIS SERIOS PRA OCUPAR A JUSTIÇA QUE TENTEI ATE HOJE NAO USA-LA, MAS ACHO QUE NAO TENHO SAIDA, SO PEÇO AOS CLIENTES QUE POR FAVOR AVALIEM E TENTEI EVITAR ESSE PROBLEMA. TENHO TODOS DOCUMENTOS DESSA INFELIZ COMPRA E COM A EMPRESA ERRADA.VOU TENTAR DESCREVER COMO ME SINTO EM RELAÇÃO A ISSO : [editado pelo Reclame Aqui].MAS AVALIANDO PELAS ULTIMAS NOTICIAS NO CENÁRIO POLÍTICO NACIONAL. ISSO É A CARA DO BRASIL. MARCELO "
"Central de Atendimento e Relacionamento da Lojas Americanas...Elas existem?!! Nunca respondem ao consumidor-Há mais entre em contato com a Central de Atendimento e Relacionamento, pra que solucionem meu problema, comprei uma camera digital pelo site da lojas americanas e recebi a embalagem vazia, mas ninguem responde a nada email telefonemas, na central de atendimento toda vez que ligo abrem um novo protocolo e pedem pra que eu aguarde dois dias úteis.. e mais dois dias ..mais dois.
Já faz mais de um mes e até agora, não tiveram o minimo de consideração e respeito comigo. Sinto que estou falando as paredes. "
"Gostaria de expressar aqui a minha total indignação com o descaso que a loja virtual americanas.com
tem com seus clientes. Vou tentar resumir o que anda ocorrendo. No dia 21/03/2011, foi feita uma compra no site de uma Câmera digital sony modelo H55, no valor de R$ 699,00, com pagamento parcelado em 12x no cartão americanas itaú card ( pedido N° 02-506074296 ), no dia seguinte o site enviou um email pedindo confirmação de alguns dados cadastrais, para poder liberar o pedido, bom, isso foi feito imediatamente, foi enviado tudo que eles pediram, e no mesmo dia enviaram outro email dizendo que fariam uma análise das informações para ver se tinha divergências com o cadastro na loja e que eu deveria aguardar. Estou aguardando até agora e o pedido não foi liberado , só que consta no site que o pagamento já foi aprovado pela adiministradora do cartão, mas que ainda esta em análise de informações. Já enviei vários emails ao atendimento americanas, já contatei a central de atendimento do site várias vezes também, e ninguém se dispõe a me dar qualquer resposta, é um absurdo isso, um desrespeito ao consumidor, exijo uma resposta, ou liberam o pedido ou cancelam de vez, assim posso comprar em outro lugar, o que não posso é ficar esperando, que incompetentes decidam quando irão resolver esta pendência, afinal já se passaram dias e ainda nem decidiram se aprovam o pedido ou não, e ainda tem o prazo de entrega que é de absurdos 10 dias úteis, só para comparar comprei um produto nos EUA em New York, e foi entregue em minha casa 4 dias após o pedido, mostrando uma excelente logística e organização, coisas que a americanas.com deveria copiar aqui no Brasil. Mas o que me revolta mais é esta falta de respeito, deixar a gente esperando indefinidamente para saber se tem um pedido liberado ou não... ABSURDO!!! não estou pedindo uma doação, eu comprei um produto !! E que consta no site como PAGAMENTO APROVADO!! Então quero meu pedido enviado imediatamente.
AMERICANAS.COM TOMEM PROVIDÊNCIAS URGENTES!!Obrigado "
"Meus esposo comprou uma tv de plasma de 50" no dia 27/01/2011.o prazo de entrega da mesma seria no dia 08/02/2011. Realmente chegou no prazo sendo que devido a pintura na casa ele recebeu e não olhou nada. Coisa de 20 minutos depois pegamos a tv e fomos abrir, a mesma veio quebrada. Na mesma hora eu entrei em contato com americanas.com e solicitei a troca me deram o prazo máximo até o dia 23/02/2011 pedimos que avisasse quando viesse pois estávamos de férias e com viagem marcada. Perdemos as féria e até hoje não temos nenhuma posição. Ou seja, não ligaram pra gente e ao menos nem a TROCA fizeram.
Espero uma solução muito boa e rápida pois já é a segunda parcela paga e nada de televisão. Obrigada
Aline
"Realizei o pedido no dia 20/10/2010 com previsão de entrega para 28/10/2010, porém até hoje (24/03/2011) brigo para tentar recebe-lo. Cerca de 30 dias após a data prevista para entrega comecei o contato com a Americanas na forma de e-mail para cobrar a entrega do produto, porém só obtive respostas automáticas ou padronizadas por parte dos atendentes. Hoje estou tentando contato por telefone, porém sempre que ligo a atendente informa que o produto existe no estoque, porém não pode solicitar o reenvio, nem devolução do dinheiro, pois ultrapassou o prazo de 120 dias. E assim ela abre uma solicitação para outro departamento e solicita que eu aguarde contato em até 48 horas. Realizei este procedimento duas vezes, mas ainda não entraram em contato comigo, além disso, segundo a atendente, não existe um telefone para que eu possa contatar este departamento diretamente. Agora estou preso a este ciclo, e me sinto enganado por mecanismos que parecem querer me fazer desistir do produto ou dinheiro que gastei. "
"No dia 20/02/2011, compramos, pela internet, um Home theater no site das Lojas americanas (nº pedido 505411072). No entanto, apesar do endereço estar correto e haver pessoas para receber a mercadoria neste endereço, fomos surpreendidos com o envio de um e-mail comunicando que a mercadoria tinha sido devolvida após a terceira tentativa por não haver ninguém para recebê-la e que entrariam em contato, posteriormente, para acertar a devolução do valor pago. Ora, isso no mínimo é muito estranho, pelas razões que se seguem:
1) o endereço está absolutamente correto e sempre há pessoas na casa após as 13:30;
2) apesar de comprar produtos com freqüência pela internet e também receber várias cartas registradas, nunca tivemos problemas com entrega antes, com exceção de um produto adquirido no ano passado, por coincidência, também no site das Lojas Americanas;
3) nessa compra entramos em contato quase todos os dias com a transportadora e, mesmo assim, o produto acabou sendo devolvido;
4) desde que fomos informados por e-mail do insucesso da 1ª tentativa em 07/03/2011, entramos em contato com a central de atendimento da Americanas 3 vezes por telefone e 4 vezes por e-mail, posteriormente, enviamos 2 reclamações a central de relacionamento e uma ao onbusdman, além de entrar em contato 3 vezes com a transportadora, não tendo, até agora, recebido nenhuma resposta de nenhuma das duas empresas, nem qualquer atitude que demonstrasse um mínimo de interesse em resolver o problema; 5) não há nenhum indício de que as 3 tentativas tenham sido realmente efetuadas, porquanto o entregador não deixou nenhum recado no endereço. "
isso é verdade trabalhei la e sei o quanto são desleais com os consumidores sem falar que o seu deposito esta um lixo repleto de produtos quebrados ou velhos
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