Os professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental (pré-escola a 4ª série) são os que deverão ter o maior aumento no Bônus da Educação neste ano. O motivo é o avanço dos estudantes no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de 2010.
De acordo com os dados divulgados na sexta-feira pela Secretaria de Estado da Educação, os alunos do 5º ano (equivalente a 4ª série) tiveram bom desempenho no índice entre 2009 e 2010, saltando de 3,86 para 3,96. Em 2008, o ciclo alcançou 3,25 pontos no Idesp. "Pela lógica da lei, os professores das séries iniciais são os que terão o maior aumento do bônus, mas a lei não trabalha apenas com o desempenho da escola e leva em consideração também o desempenho individual", disse Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente da Apeoesp (sindicato dos professores).
Escola faz rodízio de alunos em salas de aula
]Marcelle Souza/do Agora
Os alunos da Escola Estadual Professor Augusto Ribeiro de Carvalho, na região da Freguesia do Ó, na zona norte da capital, estudam em esquema de rodízio e têm aulas, em média, apenas três vezes por semana. O problema ocorre desde o início do ano letivo, em fevereiro, devido a um problema de infiltração em dez salas de aula, de acordo com os estudantes.
'Local será reformado'
Como falta espaço para todas as turmas, foi adotado o rodízio, que gera muita reclamação entre os pais dos estudantes. Às quintas-feiras, por exemplo, estudam os alunos do 1º e do 2º anos do ensino médio --os alunos do 3º ano são dispensados. Às sextas, quem fica em casa são os alunos do 1º ano. O esquema de revezamento segue nos outros dias da semana. Também são levados em conta os turnos, de acordos com as séries. De manhã e à noite, as turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio fazem o rodízio entre si. No período da tarde, é a vez dos alunos do 5º ao 8º ano do ensino fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário