terça-feira, 22 de março de 2011

Terceiro maior medalhista dos Jogos Olímpicos morre na Rússia

Nikolai Andrianov, 58, mais premiado ginasta de todos os tempos entre os homens e o terceiro atleta que mais faturou medalhas olímpicas na história dos Jogos, morreu nesta segunda-feira, na Rússia.
O ex-atleta lutava contra uma doença degenerativa que causava atrofia muscular e o impedia de falar e de mover as mãos e os pés.

04.dez.1979/AP
O ginasta Nikolai Andrianov
O ginasta Nikolai Andrianov

Com suas 15 medalhas olímpicas (sete delas de ouro), Andrianov está em terceiro lugar na lista dos esportistas mais premiados nos Jogos em todos os tempos, atrás da ginasta ucraniana Larisa Latynina (18 medalhas) e do nadador americano Michael Phelps (16).
Até a última Olimpíada, em Pequim, em 2008, quando Phelps superou sua marca, o ginasta russo era o homem que mais havia subido ao pódio em Olimpíadas.
De estilo considerado clássico e de poucos riscos, Andrianov foi ao pódio da Olimpíada pela primeira vez nos Jogos de Munique, em 1972, quando conquistou três medalhas: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. Quatro anos depois, em Montréal, o russo atingiu seu auge e encerrou o domínio japonês na ginástica masculina, vigente nos anos 1960 e 1970. Foram quatro ouros, duas pratas e um bronze.
Ainda competiu em casa, em Moscou-1980. Mesmo lutando contra uma lesão, ainda conquistou dois ouros, duas pratas e um bronze. Logo depois da Olimpíada russa, Andrianov se aposentou. Passou a investir na carreira de técnico na então União Soviética e no Japão.
Em 2001, foi incluído no hall da fama da Federação Internacional de Ginástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...