EDU FERNANDES /Colaboração para o UOL
Charlie (Rory Culkin) e Robbie (Erik Knudsen) explicam as novas regras em "Pânico 4"
"Pânico 4" estreia no Brasil e em vários outros países na sexta-feira (15). A franquia de terror faz sucesso há quinze anos por diversos fatores. Um deles são as regras pelas quais o assassino se baseia para escolher suas vítimas.As normas são retiradas dos vícios de outros clássicos do terror e explicitadas pela primeira vez por Randy (Jamie Kennedy) em "Pânico" (1996). O rapaz é obcecado por filmes apavorantes e diz aos outros personagens que tipo de comportamento atrai o assassino.Nos filmes seguintes, novas regras são incorporadas, para desespero dos sobreviventes e das novas potenciais vítimas.
TRAILER DO FILME ''PÂNICO 4''
Em "Pânico 4", como se pode verificar no trailer, há novas normas a serem seguidas. Por acontecer onze anos depois de "
Pânico 3", as regras refletem os filmes de terror mais atuais.Um exemplo disso está na mania de os assassinos gravarem seus crimes, como acontece algumas vezes em "
Jogos Mortais".
Outro exemplo da mudança de tempo está no caso da virgindade. O que antes era sinônimo de salvação, hoje já não garante mais a sobrevivência dos mais recatados - o próprio diretor falou sobre o assunto em
entrevista.O
UOL Cinema compilou todas as 17 regras que foram declaradas nos quatro filmes da franquia e sugere algumas dicas.
"Pânico" (1996)
Regra: Você não vai sobreviver se fizer sexo.Dica: O filme se passa quando os personagens estão no colegial, então muitos ainda são virgens. Os casais mais saidinhos precisam tomar cuidado... Foto: Divulgação / Texto: Edu Fernandes
Franquia longeva
Em 1996 o renomado diretor de terror Wes Craven ("
A Hora do Pesadelo") uniu-se ao então estreante roteirista Kevin Williamson para levar às telas o filme "Pânico" e conseguiu causar uma sensação entre os apreciadores de terror. Mais tarde, Williamson teria grande sucesso como roteirista de cinema (além da franquia "Pânico", ele assina "Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado") e como produtor de seriados de televisão ("Dawnson’s Creek" e "The Vampire Diaries", por exemplo)."Pânico" foi o responsável pelo começo de uma tendência em Hollywood no final dos anos 90, com o lançamento frequente de filmes de terror para o público juvenil que tratavam de algum assassino em série. Além das crias de Williamson, engordam a lista títulos menores, como "Lenda Urbana" e "O Dia do Terror". Atualmente, algumas estreias esporádicas tentam emular o sucesso de "Pânico". O próprio Wes Craven fez sua aposta com "
A Sétima Alma", sem sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário