quinta-feira, 21 de abril de 2011

Fausto Silva ajuda atriz com problemas de saúde, diz jornal

 . Foto: Reprodução Norma Bengell recebe ajuda de Fausto Silva
Foto: Reprodução
De acordo com a coluna Retratos da Vida, do jornal Extra, Fausto Silva tem ajudado a atriz Norma Bengell, hoje com 75 anos, que fez sucesso na TV e no cinema.

A publicação diz que ela enfrenta problemas de saúde e está atolada em dívidas. Faustão comprou para a atriz uma cadeira de rodas eletrônica.


O triste caso de Norma Bengell

Qualquer rapaz de 14 anos que tenha visto "Os Cafajestes", obra-prima de Ruy Guerra lançado em 1962, não conseguiu captar a beleza do filme: estava hipnotizado pela beleza de Norma Bengell. A cena em que a personagem de Norma corre nua pela praia é o primeiro nu frontal da história do cinema brasileiro.



Vivíamos o furor do Cinema Novo, da bossa nova, da seleção de futebol campeão das Copas, da arquitetura modernista, da criação de Brasília, do Maracanã lotado para ver Garrincha. Anos mais tarde, já sob a barbárie dos militares, o cinema estaria infestado de mulheres nuas, sob a pornochanchada.Mas em 1962, o nu de Norma não só afrontou os desequilibrados da TFP (Tradição Família e Propriedade) e a turma conservadora do Mackenzie e do Clube Paulistano. Afrontou também políticos da UDN, que checaram a desestimular as pessoas de assistirem ao filme.Que é um clássico, isso não se discute. Mas aqui falamos de Norma.
O Globo publicou reportagem de André Miranda, que visitou a casa de Norma na Gávea, no Rio, onde a atriz, com 75 anos, está presa a uma cadeira de rodas, dívidas com plano de saúde (que será cancelado neste mês) e amigos, que mantem sua casa e uma ajudante. Norma fica, hoje, grudada a televisão e ao computador, engolindo dois maços de cigarros por dia, e esperando que ao menos o dinheiro que o Estado lhe deve por ter sido presa durante o regime militar comece a chegar neste mês.Assisti, com Carolina, uma atuação poderosa de Norma no ano passado. Ela fez poucas e incríveis atuações em "Dias Felizes", texto de Samuel Beckett, encenado no Sesc Ipiranga, aqui em São Paulo. Entre os devaneios de sua personagem -- a carismática Winnie, com todos os traços que as personagens femininas de Beckett sempre carregavam -- cenas de "O Homem de Sputnik" (seu primeiro filme, de 1959) e "Os Cafajestes" eram mostradas em um telão, ao fundo.

Norma sofre, até hoje, por uma das histórias mais estranhas do cinema brasileiro. Dirigia "O Guarani", em 1996, quando o filme foi bombardeado, nos jornais, por técnicos do Ministério da Cultura e produtores. Alegavam que a equipe chefiada por Norma captou recursos, públicos e privados, e não os utuilizou integralmente nas filmagens, isto é, uma parte ficou para interesse próprio. A história, à época, ficou com versões de cada lado e hoje está esquecida.Fato é que à exceção de Dias Felizes, no ano passado, quando achei que sua carreira estaria voltando aos poucos, Norma foi totalmente deixada de lado pela indústria, desde os infortúnios de "O Guarani".Seja como for, trata-se de uma história do cinema brasileiro que é tristemente deixada para trás.
***
O Rodrigo Cássio, um dos melhores críticos de cinema da blogosfera, fez uma ótima comparação no twitter: "Os Cafajestes", de Ruy Guerra, é a representação nacional de "Acossado" (1959), de Jean-Luc Godard. A mesma urgência em filmar, o impacto fulminante na realidade (naquele instante, no Brasil, o Cinema Novo estava se formando, da mesma forma que em 59 em Paris a Nouvelle Vague estava começando).
Norma Aparecida Almeida Pinto Guimarães d'Áurea Bengell mais conhecida como Norma Bengell (Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 1935) é  atriz, cineasta, produtora, cantora e compositora brasileira.
Foi a primeira atriz brasileira a apresentar-se em uma cena de nu frontal, no filme Os Cafajestes, de 1962. Ela estreou no cinema em 1959, no filme estrelado por Oscarito O Homem do Sputnik. Chamou a atenção pela sua sensualidade, cantando e parodiando a famosa atriz francesa Brigitte Bardot.Norma Bengell depois tentaria a carreira de diretora, realizando, nessa função, o filme de 1996 O guarani, baseado na obra do romancista José de Alencar.Em 2008 assinou contrato com a TV Globo até novembro, efetivando assim sua personagem Deise Coturno até o final da segunda temporada. Antes, ela já havia feito participações esporádicas após a saída temporária do ator Ítalo Rossi, que vive o Seu Ladir.Em 2010 sua foto foi utilizada pela pré-candidata do PT à Presidência da República, a ex-ministra Dilma Rousseff, em seu sítio eletrônico. Tal atitude provocou polêmicas, inclusive a acusação do uso indevido da imagem e associação da atriz. No entanto, Norma Bengell desmentiu ter descontentamento e manifestou apoio à pré-candidata.Em 27.04.2010 em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, a atriz Norma Bengell disse que não viu problema algum no uso de uma foto sua no site Dilma na Web. A fotografia de Bengell aparece numa ilustração da seção “Minha vida”, que conta a trajetória de Dilma e o contexto histórico do país desde a década de 1960.
Diz Bengell: "Eu não vi, não. Uma amiga viu e me contou. Acho normal. Não tem nada que pedir desculpas. Fiz parte das passeatas contra a ditadura. Aliás, eu gosto da Dilma. Acho que ela é maravilhosa, uma mulher que sofreu muito. Tomara que ganhe", afirmou ela, dizendo ter simpatia pela ex-ministra da Casa Civil.

Como cantora, seu primeiro sucesso foi o 78 rpm com "A lua de mel na lua" e "E se tens coração" (da trilha sonora do filme "Mulheres e milhões", de Jorge Ilely).Em 1959, lançou "Ooooooh! Norma", seu primeiro LP, com uma sonoridade bastante próxima da bossa nova, com várias canções de Tom Jobim e João Gilberto.Após anos gravando participações em trilhas sonoras e discos de outros artistas, seu segundo LP "Norma canta mulheres", sai apenas em 1977, com composições de Dona Ivone Lara, Luli e Lucina, Marlui Miranda, Dolores Duran, Chiquinha Gonzaga, Rosinha de Valença, Glória Gadelha, Sueli Costa, Rita Lee, Joyce e Maysa, além de "Em nome do amor", parceria de Norma com Glória Gadelha.

Foi casada durante 30 anos com o ator italiano Gabrielle Tinti.(filme Noite Vazia-foto acima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...