terça-feira, 10 de maio de 2011

Após decisão do Supremo, casais gays formalizam união na Justiça

Um registro histórico: pela primeira vez no Brasil, casais do mesmo sexo formalizaram a união na Justiça.

 
 
O jornalista Leo Mendes e o estudante Odílio Torres oficializaram a união estável em um cartório em Goiânia. Os dois vivem juntos há um ano. Além de assinar a escritura pública, o casal trocou alianças.
Em Curitiba, o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, registrou a união estável com o tradutor David Harrad, com quem está há 21 anos. Além de oficializar a união, o documento garante que casais como Toni e David tenham direito a alguns benefícios que antes só eram dados a casais formados por homem e mulher, como comprar um imóvel juntos, por exemplo.Esse é só um dos sonhos que eles pretendem realizar. Toni e David estão há seis anos na fila para adotar uma criança e esperam que o documento ajude no processo. “Nós queremos um casal. Pode ser irmão ou não, negro, soropositivo, do Nordeste ou de Curitiba. Nós queremos compor esse mosaico da família brasileira”, comentou Toni Reis, presidente da ABGLT.A professora Daiana Brunetto e a dirigente da Liga Brasileira de Lésbicas no Paraná, Leo Ribas, também formalizaram o compromisso em cartório. Leo já teve problemas para incluir a companheira no plano de saúde e no seguro de vida. Agora as duas esperam ter os direitos assegurados.
“O passo é importante, porque é um fato histórico e é uma opção do seu direito de fazer”, disse a professora Daiana Brunetto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...