quarta-feira, 1 de junho de 2011

Após fala polêmica sobre ditadura, Lobão critica reportagem

O cantor Lobão criticou, via Twitter, reportagem da Folha que relatou trechos de uma palestra que ele deu no domingo num festival literário.
A reportagem destacou críticas de Lobão a João Gilberto e a Chico Buarque e uma comparação que o cantor fez entre torturadores e militantes de esquerda que cometeram crimes durante a ditadura.
"O mais idiota dessa nota eh o tom meio ofendido no alarde de um detalhe dentro de uma palestra de duas horas", escreveu Lobão no microblog. "Esses cara [sic] nao perceberam que me tratar dessa forma eH inoquo [sic], datado, anacronico e muito cafona, to cagando um balde pra materia."
A gravação abaixo, disponível no YouTube, mostra o trecho da palestra (durante o Festival da Mantiqueira) em que o cantor falou sobre ditadura militar e equiparou anistiados de esquerda a torturadores.
A íntegra da fala do cantor é a seguinte:
"A gente tinha que repensar a ditadura militar. Por que as pessoas acham... Essa Comissão da Verdade que tem agora. Por que que é isso? Que loucura que é isso? Aí tem que ter anistia pros caras de esquerda que sequestraram o embaixador, e pros caras que torturavam, arrancavam umas unhazinhas, não [risos]. Essa foi horrível [risos]. Mas é, é bem isso. Quem é que vai falar isso? Quem é que vai ter o colhão de achar que bunda de pinto não é escovinha? Porque não é. Não é. Então é o seguinte: a gente viveu uma guerra. As pessoas não estavam lutando por uma democracia, as pessoas estavam lutando por uma ditadura de proletariado. As pessoas queriam botar um Cuba no Brasil, ia ser uma merda pra gente. Enquanto os militares foram lá e defenderam nossa soberania." Em seguida Lobão afirma que Che Guevara foi um facínora que assassinou camponeses. "Por que ele [Che] é mais humano que um torturador? Essa é uma pergunta que é capciosa, é corrosiva, mas é pertinente. Então os caras que sequestravam fulano, beltrano, então eles eram mais bonzinhos do que o cara que arrancava unha nos calabouços? Vamos fazer essa equação? Empate, cara. Pensa bem. Tem que ser um cara muito escroto pra poder falar sobre isso, mas é a pura verdade." Lobão, que foi preso por porte de drogas nos anos 80, também disse ter sofrido mais do que muitos artistas que hoje são subvencionados pelo governo.
"Tem caras que não passaram nem um quarto, nem um décimo do que eu passei e tem muita gente que ainda é subvencionada pelo governo hoje. Tem muito artista aí que vive, né, de dinheiro do governo federal. Mártir profissional."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...