
O que é a TV analógica?
Tecnicamente falando, e de maneira simplificada, podemos dizer que a TV analógica forma a imagem e o som de modo contínuo. Por isso vemos hoje imagens com contornos borrados (principalmente nas partes coloridas), chuviscos provocados por interferências (secadores de cabelo, liquidificadores, motores de carros e de motocicletas de modelos mais antigos, com ignição convencional), fantasmas, ruídos, distorções na cor da pele das pessoas, dificuldade para ler textos e números pequenos e, além de tudo, ouvir um som pobre, que às vezes até vem em estéreo. Mas quando falamos em TV analógica estamos nos referindo somente à transmissão, porque nos estúdios, praticamente todas as emissoras já utilizam o formato digital. O telespectador é passivo (não interage com a mídia) e para assisti-la é necessário estar dentro de uma sala na hora que o programa vai ao ar.O que muda com a TV Digital?
A TV Digital transforma cada minúsculo elemento da cena e do som em um número binário formado somente por zeros (0) e uns (1); é a mesma linguagem tecnológica dos computadores. E o que ela traz de diferencial para o telespectador?O primeiro grande impacto é a alta definição, que aparece na mídia com as siglas HD (High Definition – Alta Definição) ou HDTV (High Definition Television – Televisão de Alta Definição) em inglês. Alta definição significa ver mais detalhes na imagem, como nos cinemas, por exemplo. A introdução da HDTV será gradual, mas as transmissões já iniciaram no formato digital com resolução comum, conhecida como SD (Standard Definition). O telespectador vai sentir a diferença porque as distorções da TV analógica, já citadas, desaparecerão, ou seja, teremos uma imagem limpa e som com qualidade de CD. para saber mais acesse tvacabodigital.wordpress.com
Som Surround 5.1
É um som com seis caixas acústicas, realce dos graves, conhecido na mídia como som de Home Theater. Esse som somente será usado com HDTV.
Tela no formato 16:9
Esse número é a relação entre Largura e Altura da tela. Às vezes é chamada de “tela de cinema” ou “tela larga”. Esse formato permite ver mais áreas das cenas do que a TV analógica, cuja relação é 4:3 (tela quase quadrada). Essa característica, em coberturas esportivas, nos dá a sensação de estarmos assistindo o evento no local em que o mesmo está acontecendo. Os analistas técnicos terão de ter mais cuidado nos seus comentários, porque estaremos com mais informações na tela3.Mobilidade e Portabilidade
São características que vão acabar com a angústia de chegar rapidinho em casa para não perder determinado programa. O nosso sistema de TV digital permite que os programas possam ser vistos dentro de ônibus, carros, barcos, aviões, em notebooks, em celulares com os telespectadores em movimento, nos desk tops dos escritórios ou até com receptores de bolso.Multi-programação
É uma alternativa para a alta definição, que permite assistir a programas diferentes no mesmo canal, ou ver o mesmo programa com vários ângulos/posições diferentes – muito bom para esportes em geral. Poderá reduzir conflitos em casa: um assiste à novela, o outro assiste ao noticiário, um terceiro assiste a programas esportivos etc. Esse recurso é configurável e a emissora poderá diminuir o número de canais aumentando a resolução. Por exemplo: dois programas com resolução maior que o SD, mas menor que o HD. Para usar esse recurso, precisa ter um aparelho para cada programa, até porque o áudio vem embutido no vídeo do programa.para saber mais acesse tvacabodigital.wordpress.comInteratividade
Permite fazer compras pela TV sem ter que usar telefone, votar em pesquisas, consultar o guia de programação das emissoras, realizar operações bancárias, acessar à internet, além de outros serviços que vão aparecer à medida que a TV digital for se consolidando em todo o país.OPERADORAS DE “TV POR ASSINATURA” EM “HDTV” NO BRASIL




A Rede TV! se mantém com a maior programação/transmissão em alta definição entre todas as emissoras de TV aberta do Brasil. Das 168 horas que compreendem uma semana, 155 horas e 20 minutos a Rede TV! transmitiu em HDTV. Dessas, 1 hora foi exibição de produção de terceiros, as outras 154 horas e 20 minutos foram geradas em alta definição pela própria emissora. A Rede TV! transmite praticamente 24 horas por dia em HDTV.


A emissora se mostra sempre à frente e atualizada com as novas tecnologias. Tanto que, em 23 de maio fez a primeira transmissão de televisão aberta do mundo em 3D. Das 21h à meia-noite do domingo exibiu o programa Pânico na TV em três dimensões.
A segunda colocada no ranking é a TV Bandeirantes – a Band. Em seis meses aumentou em cerca de 20 horas – na semana – a transmissão de conteúdo próprio. A emissora da família de João Jorge Saad transmitiu em uma semana 98 horas e 10 minutos em HDTV. Foram 85 horas e 40 minutos de produção própria, e 12 horas e 30 minutos exibição de conteúdo de terceiros. A Band transmite em média 14 horas por dia em alta definição, são cerca de 12 programas por dia.para saber mais acesse tvacabodigital.wordpress.com

A Band exibe suas vinhetas, mas não exibe comerciais em alta definição.
Em terceiro lugar – e com menos da metade da quantidade da segunda colocada – fica a Rede Globo. A emissora carioca transmitiu 44 horas e 41 minutos em HDTV, dessas 14 horas e 10 minutos produzidas pela própria emissora e 30 horas e 31 minutos transmitindo conteúdo de terceiros como filmes e séries. A Globo transmitiu em média 6 horas por dia em HDTV, cerca de 4 programas por dia.
Vale observar que das quase 45 horas transmitidas, cerca de 15 horas são exclusivamente imagens da Copa do Mundo. É necessário então ter certo cuidado e discernimento de que, pela semana escolhida, houve certo privilégio devido ao evento sazonal. Daí e mais a inclusão de duas outras emissoras é a origem da razoável diferença entre esse e o último levantamento. Podendo-se então observar como mínimo e seguro a base das horas produzidas pela própria emissora.

A emissora não transmite suas vinhetas e nem comerciais em alta definição.
Em quarto lugar – estreando no levantamento – vem a MTV. A emissora transmitiu 37 horas em HDTV na semana analisada, dessas 31 horas produzidas pela própria emissora e

Programas exibidos em HDTV pela MTV: Notícias MTV, 15 minutos, Acesso MTV, Comédia MTV, Fudêncio e Seus Amigos, Badalhoca, Didiabólico, MTV na Pista, Scrap MTV, Furo MTV e MTV Movie Awards 2010. É importante ressaltar que alguns desses programas exibem algumas partes que não são em alta definição.
Em quinto lugar aparece a Rede Vida. Emissora ligada à Igreja Católica – para um público específico -, de pequena notoriedade, portanto pequena audiência e também pequeno

Programas exibidos em HDTV pela Rede Vida: Tribuna Independente, Missa do Santuário da Vida, JCTV e Jornal da Vida. Sendo que esses dois últimos, jornalísticos, podem conter algumas partes que não são em alta definição.
Em sexto lugar aparece o SBT. A emissora de Silvio Santos transmitiu na semana 28 horas e 35 minutos em HDTV, dessas 21 horas e 20 minutos geradas pela própria emissora e 7 horas e 15 minutos transmitindo conteúdo de terceiros como filmes e séries. O SBT transmite em média 4 horas por dia em HDTV, cerca de 3 programas por dia.

A emissora não transmite suas vinhetas e nem comerciais em alta definição.
Também entrando pela primeira vez no levantamento, a

Programas exibidos em HDTV pela Cultura: Cocoricó, Roda Vida, Sr. Brasil, Clássicos, Lá e Cá, Vitrine e A Minha Copa do Mundo. São transmitidos integralmente em HDTV.
Em último lugar mais uma vez ficou a Rede Record. Foi a emissora que menos nos deu trabalho, porque praticamente não transmite nada em HDTV, infelizmente. Em uma semana inteira, transmitiu apenas 11 horas e 20 minutos em HDTV, sendo 3 horas e 35 minutos produzidas pela própria emissora e 7 horas e 45 exibição de conteúdo de terceiros – filmes e séries.

Ao contrário da Globo e do SBT, a Record não produz nenhuma novela em alta definição. Boa parte da ínfima quantidade de transmissão em HDTV vem da transmissão de CSI Las Vegas de segunda a sexta-feira.
Não exibe nem vinhetas e nem comerciais em HDTV. A emissora de Edir Macedo parece simplesmente ignorar a era da alta definição.
Observações: Esse levantamento não tem caráter científico e serve apenas como referência. A quantidade de tempo citada baseia-se na grade de programação das emissoras e não exclui os intervalos comerciais que, em geral, NÃO são transmitidos em alta definição.
Em relação a cobertura do sinal da TV digital a situação se inverte. As emissoras que menos produzem são as que tem maior cobertura.

O sinal digital já está presente em 21 capitais e em 17 cidades-polo, de acordo com o Ministério das Comunicações, seguindo o cronograma de implantação.
A Rede Globo e suas afiliadas estão presentes em 20 capitais – Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES) – e em 15 cidades-polo – Araraquara (SP), Campinas (SP), Ituiutaba (MG), Joinville (SC), Londrina (PR), Mogi das Cruzes (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP), Taubaté (SP), Uberaba (MG), Uberlândia (MG) e Varginha (MG). Saindo do cronograma, a Rede Globo também é a emissora que tem a maior cobertura, pontualmente, ela está presente em 209 cidades pelo Brasil.
A Band e suas afiliadas estão presentes em 11 capitais – Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP) – e 6 cidades-polo – Campinas (SP), Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Taubaté (SP) e Uberaba (MG).
A Record e suas afiliadas estão presentes em 12 capitais – Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES) – e 1 cidade-polo – Araraquara (SP).
O SBT e suas afiliadas estão presentes em 5 capitais – Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) – e 3 cidades-polo – Campinas (SP), Santos (SP) e Sorocaba (SP).
E a Rede TV! foi a única que não expandiu seu sinal, depois de seis meses continua presente em apenas 3 capitais – Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Apesar de estar presente em HDTV pela parabólica para todo país.
As outras emissoras de São Paulo não foram objeto de análise nesse levantamento.
É notório que o cronograma de implantação do sinal de HDTV segue em ritmo acelerado – a quantidade de cidades e pessoas atendidas pelo sinal tem crescido -, porém a produção de conteúdo em alta definição não. O preço dos equipamentos que propiciam acesso a essa tecnologia estão caindo, mas em ritmo muito lento. E tudo isso impede o telespectador de se atualizar e se equipar. para saber mais acesse tvacabodigital.wordpress.com
VIDEO EXCLUSIVO COM O SISTEMA DAS PRINCIPAIS TV’S POR ASSINATURA:
fonte-blog tv cabo digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário