domingo, 10 de julho de 2011

Cadastro Positivo já é utilizado pelo comércio há 1 mês

Esse tipo de registro permite a identificação de bons pagadores.

 

Criado há um mês, o Cadastro Positivo já está sendo utilizado pelo comércio. Esse tipo de registro permite a identificação de bons pagadores.
Um presentinho para a mulher. Wilson escolhe e negocia. A dona da loja consulta o Cadastro Positivo, que o qualifica como bom pagador.“Às vezes eu tenho alguma dificuldade de conseguir crédito, porque eu sou profissional autônomo”, diz Wilson Abreu, engenheiro.Instituído por uma lei promulgada pela presidente Dilma Roussef, o Cadastro Positivo é um banco de dados que avalia a capacidade de endividamento do consumidor e se ele paga suas contas em dia. Quanto maior a nota, maior o crédito na praça.“Para nós a segurança é que você tem todos os dados da pessoa, você tem todos os documentos fotocopiados no programa e você tem um ranking analisado por profissionais”, diz a lojista Fernanda Zaude.
O consumidor que estiver interessado em aderir ao Cadastro Positivo entra no site da empresa que presta esse serviço e começa a preencher todas as etapas do cadastro. Em um determinado momento, vai ser pedido para que ele mande a imagem ou as imagens de três documentos: o CPF, a carteira de identidade e comprovante de residência.Ele tira uma fotografia e digitaliza. Depois, ele imprime e assina uma autorização para que a empresa use os seus dados. No final, ele abre uma outra página e escolhe os estabelecimentos que vão poder consultar os seus dados.“A motivação de que o cliente faça todo esse processo é exatamente ter a certeza que esse é o ultimo cadastro da sua vida. A partir de então, serão cópias a partir desse cadastro”, conta Oli Machado, dono de uma empresa de cadastros.Para o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) não há garantia de que os dados do cliente não serão vazados, já que o Brasil não tem lei de segurança especifica. O Idec também alerta: o Cadastro Positivo não pode provocar discriminação.“Não pode haver desconto nem diferença de pagamento entre bons pagadores - tanto aquele que opta por ficar no cadastro positivo como aquele que opta por não ter os seus dados disponíveis no cadastro”, revela a gerente jurídica Maria Elisa Novais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...