terça-feira, 12 de julho de 2011

Ministério Público Federal denuncia três pessoas por acidente da TAM, diz jornal

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

  • Acidente com Airbus da empresa TAM no dia 17 de julho de 2007 matou 199 pessoas em São Paulo Acidente com Airbus da empresa TAM no dia 17 de julho de 2007 matou 199 pessoas em São Paulo
O MPF (Ministério Público Federal) apresentou denúncia criminal nesta segunda-feira (11) contra três pessoas pelo acidente com o A320 da TAM, ocorrido em 2007 e que causou a morte de 199 pessoas. A informação foi publicada na edição desta terça-feira (12) no jornal O Estado de S.Paulo.A denúncia contra Denise Maria Ayres Abreu, então diretora da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e contra dois diretores da TAM na época do acidente - Alberto Fajerman (vice-presidente de Operações) e Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro (diretor de Segurança de Voo), está registrada em 50 páginas, segundo o jornal.Os três denunciados foram acusados de ter exposto a perigo o Airbus, provocando o acidente com o voo JJ 3054 e a morte de 199 pessoas em 17 de julho de 2007.
"Eu fui pego de surpresa e queria entender o que motivou o MPF a tomar esta decisão (...) Ainda não fui comunicado do indiciamento e os advogados saberão a melhor defesa a tomar (...) Eu era responsável pelo treinamento do pessoal, não tinha este poder de determinar onde e como os aviões pousariam (...) Como pessoa física, estou com a consciência tranquila e sei que não tenho qualquer responsabilidade", afirmou Alberto Fajerman em entrevista para a Rádio Estadão/ESPN. O A320 da TAM, que vinha de Porto Alegre, tentou pousar naquele dia no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, em meio a muita chuva. O avião, segundo as investigações, estava com um de seus reversos (parte de seu sistema de freio) desativado. Os pilotos não conseguiram parar o Airbus, que atravessou a pista e bateu em um prédio do outro lado da avenida Washington Luís.
A pista do aeroporto havia sido reformada e liberada havia 20 dias sem o grooving - ranhuras na pista feitas para ajudar a frear os aviões, explica a reportagem.
*Com informações do jornal O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...