segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Rock in Rio foi visto pelo YouTube em 200 países



Roberta Pennafort – O Estado de S. Paulo
Roberto Medina disse na entrevista dada para anunciar oficialmente o Rock in Rio 2013 que desde que o evento saiu do Rio para a Europa, há dez anos, vem trabalhando no exterior pela imagem da cidade e pelos artistas nacionais. “Na primeira edição em Portugal, em 2004, metade das entrevistas que eu dava era para defender o Rio, porque a criminalidade estava muito grande”.
Medina elogiou os shows dos artistas brasileirose nessa edição e disse que eles poderiam ser as atrações principais em seus dias. Explicou que dá preferência aos estrangeiros porque eles são “novidade”, por não se apresentarem aqui com frequência. “Os brasileiros estão sempre aqui’.
Ele contou que pediu ao Capital Inicial para que cantasse uma música em inglês – a banda escolheu Should I stay or should I go, do Clash – para que eles fossem vistos com atenção pelos estrangeiros.
Com sete dias de shows e cerca de 160 atrações musiciais, o Rock in Rio foi assunto principal no Twitter em dez países, segundo a organização do festival. Vídeos dos shows foram vistos pelo YouTube em mais de 200 países.

Rock in Rio 2013 terá mais regras e menos público

No balanço final, prefeitura anuncia decreto para definir as regras dos grandes eventos na cidade. Organização reafirma que reduzirá número de ingressos

Leo Pinheiro e Rafael Lemos/VEJA
As experiências acumuladas nos sete dias de Rock in Rio renderam ensinamentos à organização do festival e ao poder público. Na entrevista coletiva de encerramento do festival, o prefeito Eduardo Paes tentou minimizar os transtornos de transporte público e segurança, mas reconheceu a necessidade de criar normas mais rígidas para eventos de grande porte na cidade.
O prefeito prometeu publicar um decreto nos próximos dias estabelecendo critérios para bloqueios de ruas, ordenamento do transporte e, até, o número mínimo de banheiros para cada evento. Preocupado também com os moradores do entorno, Paes declarou que vai limitar o número de shows no Parque Olímpico Cidade do Rock .“Claro que a gente não pode transformar isto aqui em um transtorno permanente para os moradores da Barra da Tijuca. Vamos fazer um decreto esta semana, dizendo que teremos, no máximo, dois ou três eventos desse porte por ano aqui”.O prefeito explica que, dentro de 30 ou 40 dias, o local será entregue aos cariocas totalmente reformado, com quadras poliesportivas e campo de futebol, o que Paes contabiliza como legado dos Jogos Olímpicos de 2016.O prefeito aproveitou ainda para, junto com o empresário Roberto Medina, confirmar a realização de mais uma edição do Rock in Rio em setembro de 2013, no mesmo local. A principal mudança será na capacidade de público, que deve cair de 100 mil para 85 mil pessoas.A organização também divulgou os números referentes à repercussão do festival na internet. Em todo o mundo, 150 milhões de pessoas foram impactadas pela marca durante a última semana. Nesse período, o site do Rock in Rio recebeu 11 milhões de visitantes e seu perfil no Twitter atingiu a marca de 4,5 milhões de seguidores.

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