DA ASSOCIATED PRESS, EM SAN DIEGO
O diretor do vídeo "Kony 2012", que ficou popular na internet, e membro da ONG Invisible Children, Jason Russell, foi diagnosticado com breve psicose reativa, após ser encontrado nas ruas de San Diego de cueca e se masturbando, afirmou a mulher do ativista, Danica.De acordo com a família, ele continuará internado por semanas para se recuperar do transtorno psicológico, que provoca surtos repentinos no doente. Os parentes também descartaram que o incidente da última quinta-feira (15) tenha sido causado por drogas e álcool.
"Os médicos disseram que é uma experiência comum para quem passou por um choque mental, emocional e físico, como Jason sofreu nas últimas duas semanas. Mesmo para nós, é difícil entender a súbita transição de um anonimato relativo para a atenção mundial, de forma entusiasta e ridícula, em questão de dias", disse a mulher de Russell, em comunicado.
De acordo com especialistas, é difícil identificar alguém que sofre da doenças antes que tenha uma crise, mas pacientes que possuem transtorno de personalidade são mais suscetíveis a ter um episódio como esse.
Entre os sintomas, estão alucinações, delírios e comportamento e discurso estranhos. Após algumas semanas de medicação, o paciente estaria controlado.
Brendan McDermid/Reuters
Jason Russell, co-fundador da ONG Invisible Children, foi detido nos EUA após ser encontrado nu em San Diego
DISTÚRBIO
Russell foi detido na última quinta (15) em San Diego, nos Estados Unidos, acusado de masturbação em público, de acordo com a polícia local. Ele é co-fundador da ONG Invisible Children, responsável pelo vídeo "Kony 2012", sucesso na internet que pede a prisão de um líder guerrilheiro de Uganda.
Os agentes afirmam que Russell, 33, foi encontrado às 11h30 locais (3h30 em Brasília) nu, correndo no meio de uma rua, quebrando vidros de carros estacionados e se masturbando. A polícia suspeita que ele estivesse embriagado ou sob efeito de drogas."Pela natureza da detenção, ele não foi preso. Durante a avaliação descobrimos que teremos que levá-lo a um centro médico por causa das expressões que diz", afirmou a policial Andra Brown.A polícia descreveu que o representante da ONG estava nu, mas que voltou a colocar a cueca após a chegada dos agentes. Moradores da região tentaram acalmar Russell, que só se tranquilizou com a aproximação dos policiais.
KONY 2012
Postado no YouTube em 5 de março e narrado por Russell, o filme "Kony 2012" denuncia o uso de crianças como soldados do Exército de Resistência do Senhor, grupo guerrilheiro do país, chefiado por Joseph Kony.As imagens foram vistas por 77 milhões de pessoas e atraiu o apoio de celebridades, como os cantores P.Diddy e Rihanna e os atores George Clooney e Angelina Jolie, mas também vem suscitando críticas por simplificar demais o conflito e não deixar claro que Kony foi expulso de Uganda há alguns anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário