Frio no Sul do país é devido à massa de ar polar, segundo Ciram.
Temperatura de Curitiba é a menor desde 2004, diz Somar Meteorologia.
Do G1, em São Paulo
A cidade de Urubici, no sul de Santa Catarina, registrou -1,1ºC durante a madrugada desta quarta-feira (28), segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).“Chegou uma massa de ar polar e o planalto é muito alto”, explica Gilsânia Cruz, meteorologista do centro.Urupema e São Joaquim, também no planalto do estado, registraram temperaturas de 0,2ºC e 0,1ºC, respectivamente.
"O centro da massa polar está entre o oeste de Santa Catarina e o Paraguai e ao longo do dia vai se deslocar em direção ao oceano", diz Cruz.Durante a madrugada da quinta-feira (29), a massa deve passar no litoral do estado, trazendo temperatura baixa e, durante a tarde e noite ela deve dispersar no oceano. "De sexta até domingo, a temperatura no estado deve subir", diz a meteorologista.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio em Santa Catarina atinge um marco histórico. Lages teve temperatura mínima de 3,5ºC, o mais frio em março desde 1976, quando a cidade teve 3,4°C. Em Chapecó, chegou a 6,4ºC, o mais frio desde 1987, quando fez 6,2°C.
Rio Grande do Sul
Na primeira onda de frio do ano no Rio Grande do Sul, as estações meteorológicas registraram temperaturas típicas de inverno ainda no outono. A mínima até as 5h desta quarta foi verificada em São José dos Ausentes, na Serra, com 2,9ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já a Somar Meteorologia registrou - 4,5ºC de sensação térmica no município.
Paraná
A quarta-feira amanheceu gelada na maioria das regiões do estado. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, desde 2004 não fazia tanto frio em uma manhã de março na capital, que teve sensação térmica de 8ºC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário