quarta-feira, 11 de abril de 2012

Rufus Wainwright aposta em pop dançante em disco novo

IURI DE CASTRO TÔRRES
DE SÃO PAULO

Rufus Wainwright, 38, saiu do buraco. Após um período de luto pela morte da mãe, a cantora de folk Kate McGarrigle, em 2010, o cantor casou-se com o namorado, teve uma filha que é neta do cantor Leonard Cohen e comprou uma casa à beira-mar.Agora, prepara-se para o lançamento de "Out of the Game", um disco "pop, dançante e para tocar na rádio", como define à Folha.
Rufus se viu cercado por problemas "maduros" e responsabilidades após a morte de sua mãe e o nascimento da filha, por isso precisava de um pouco de diversão.
"Queria ser bobo e trabalhar em algo que fosse pop. Vi que não preciso ser sério, mesmo sendo sério."
A vontade de "atingir um público maior" e, quem sabe, "ganhar um Grammy ou um Oscar" também pesaram na concepção do novo álbum.Segundo Wainwright, o nome do disco é uma piada. "Afirmo que 'saí do jogo' ao entregar meu disco mais pop, como se dissesse: 'Aqui está o que vocês sempre quiseram, então, tchau'.""Mas estou nessa indústria há mais de 12 anos e sempre consegui sobreviver, mesmo não estando no 'mainstream'. Quero me divertir", diz.
A guinada pop veio após um álbum introspectivo, "All Days Are Nights: Songs for Lulu", e de um tributo à cantora Judy Garland. Teve o dedo do produtor inglês Mark Ronson, responsável pelo disco "Back to Black", que levou Amy Winehouse à fama.Segundo Wainwright, Ronson trouxe um "sentimento perigoso e inesperado que casou perfeitamente com minha sensibilidade artística".
Em "Out of the Game", sai a orquestra e entram guitarras, baterias e toques eletrônicos, típicos de Ronson.Entre as influências do trabalho, o cantor cita de Queen e Elton John a Philip Glass e Willie Nelson. "Mas, no fim, é Rufus Wainwright", frisa.Isso significa canções com letras íntimas sobre sua vida pessoal e no "showbusiness"."O único elemento que é constante no meu trabalho é um tipo de dor prazerosa", diz, aos risos. "Há uma tristeza positiva, um romantismo."Se o sentimento se mantém, houve mudanças em outros aspectos. Wainwright diz hoje estar mais humilde e mais confiante em sua voz, "esse instrumento imprevisível e forte"."Gostava de mostrar minhas habilidades, era inseguro", diz. "Mas o que eu perco em grandeza, ganho em longevidade", completa o cantor sobre a carreira que toma um novo rumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...