sexta-feira, 8 de agosto de 2014

45 anos depois, entenda os mistérios por trás da capa de Abbey Road

Apesar de ter sido lançado antes de Let it Be (1970), Abbey Road foi o último disco gravado pelos Beatles, tendo chegado às lojas em 1969. Conhecido por trazer dois lados com pegadas diferentes – supostamente, o lado A agradaria a John Lennon, e o B, a Paul McCartney –, o álbum revela George Harrison como virtuoso compositor (“Here Comes the Sun” e “Something”), além de mesclar a pegada blues/roqueira de músicas como “Come Together” com a psicodelia de faixas como “Because”. Se, musicalmente, Abbey Road revela-se um dos discos mais importantes da história, sua capa também se tornou uma das imagens mais icônicas da música em todos os tempos. Com o nome em homenagem à rua e ao estúdio de Londres, o grupo resolveu ser clicado andando sobre a faixa de pedestres, tornando o local um ponto turístico – assim como praticamente todas as calçadas do mundo, para os beatlemanícos.

Ideia
Originalmente, o álbum teria o nome de Everest, uma referência marca de cigarro que o engenheiro de som Geoff Emerick fumava a todo instante nas sessões do disco. O Fab Four chegou a pensar em ir às montanhas do Himalaia (foto) – as mais altas do mundo – para fazer a arte da capa. Após repensar melhor, o grupo teve a ideia do que seria o protótipo da famosa imagem. De acordo com Brian Southall, autor do livro conta a história dos estúdios Abbey Road, “há um desenho que Paul McCartney fez com quatro homenzinhos rabiscados atravessando na faixa de pedestres”.

Foto
Amigo próximo de Southall, Iain Macmillan conhecia os Beatles por trabalhos feitos com Yoko Ono. E para ele foi dada a missão de fotografar a capa de Abbey Road. Na manhã de 8 de agosto de 1969 – em pleno verão em Londres –, alguns policiais fecharam as ruas para que os músicos pudessem atravessar sem maiores problemas. Em cerca de 15 minutos, Macmillan tirou seis fotos, enquanto os Beatles andavam de um lado a outro da rua Abbey Road, esquina com a Grove End, em uma região predominantemente residencial da capital da Inglaterra. As fotografias não utilizadas da sessão estão nos arquivos da Apple Corps, empresa fundada pelos Beatles.

Lenda sobre Paul morto
Foi Paul McCartney quem escolheu a imagem que estamparia a capa do disco. E o baixista, curiosamente, virou alvo de uma lenda criada em cima da foto: a de que ele estaria morto na época do lançamento do álbum. O mito levanta a hipótese de que McCartney teria sido vítima de um acidente de moto, em 1966. Alguns elementos na capa de Abbey Road deram motivo, por muito tempo, às especulações. Logo de cara percebe-se que o baixista tem os olhos fechados; o passo trocado em relação aos companheiros de banda (com a perna direita na frente); além de estar segurando o cigarro com a mão direita, sendo que Macca é canhoto.

Outros “indícios” são as roupas de cada um dos integrantes, como se elas fossem referências a personagens de um funeral. No caso, MacCartney seria o cadáver a ser enterrado (vestindo terno e com os pés descalços, lembrando um corpo quando é levado ao caixão); John seria o padre (de branco, com barba e os cabelos compridos); George, o coveiro (de jeans, roupas comuns); e, por fim, Ringo seria o responsável pela cerimônia (com um terno preto).

Carros
Alguns dos carros que compõem a cena da capa de Abbey Road também endossam a teoria da morte do baixista dos Beatles. Um fusca, no lado esquerdo da imagem, tem na placa as letras “LMW”, que poderiam representar as iniciais da frase “Linda McCartney Widow” (em português, “Linda McCartney [então esposa do baixista] Viúva”). Além disso, embaixo das letras, há um “28IF”, no qual o “if” (que, em português, significa “se”) indica que Macca completaria 28 anos se estivesse vivo. Outro automóvel de destaque aparece no lado direito. Há quem acredite que o carro preto seja um típico modelo usado em funerais. Sem relação com o mito de McCartney, um Triumph Herald de 1967 no lado esquerdo da imagem chama atenção por estar mal estacionado na calçada. Recentemente, após passar por seis donos, ele foi vendido por cerca de R$ 10 mil.

Paul Cole
Além dos Beatles, há uma outra pessoa em destaque na foto: um homem clicado, de pé, na calçada à direita. Posteriormente, ele foi reconhecido como Paul Cole, um turista norte-americano que só descobriu sua presença na foto quando viu a capa do disco, tempos depois.

Capa sem nome
Na imagem, capas de alguns discos marcantes lançados no mesmo ano de Abbey Road, 1969. Todos eles trazem o nome do disco e/ou do grupo – uns de maneira mais discreta, outros de forma explícita. Fato é que no rock, até então, o nome do grupo era algo quase obrigatório na capa de um disco, e, justamente por isso, um dos elementos importantes da capa de Abbey Road é algo que não se vê: a capa não possui o nome nem do disco, nem do grupo. De acordo com a BBC, isso aconteceu graças a John Kosh, à época diretor artístico da Apple Corps. “Eu insisti com a ideia de que não era preciso escrever o nome da banda na capa”, ele disse. “Eles eram o grupo mais famoso no mundo inteiro – a EMI disse que eles nunca venderiam sequer um disco se não estivesse explícito de que banda era aquele disco. Mas eu fiz do meu jeito, e assumi as consequências”.

Influência
A placa da rua que indica o nome da rua – Abbey Road – sequer aparece na capa do álbum dos Beatles. E, mesmo assim, em 2007, ela teve de ser removida do local pela prefeitura de Londres devido à alta incidência de pichações, roubos e rabiscos constantes. Isso é só um dos exemplos da importância que a fotografia da capa de Abbey Road deu à rua, na Inglaterra. Além dos milhões de fãs – e curiosos – que se fotografam atravessando a rua, a capa do álbum foi “imitada” e “reproduzida” por outros músicos e personalidades do entretenimento, de Kayne West a Red Hot Chili Peppers, passando até mesmo por desenhos animados. O próprio Paul McCartney, em 1993, lançou o disco ao vivo Paul is Live, desmentindo todo o mito da sua morte ao recriar a capa de Abbey Road contrariando todos os elementos. É possível dizer que o legado da imagem que ilustra o penúltimo disco dos Beatles possui um legado incalculável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...