sábado, 19 de março de 2011

Sob forte esquema de segurança, Obama e a família desembarcam em Brasília

Opera Mundi

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou às 7h30 a Brasília, onde passa o dia hoje (19/03). Depois, por volta das 18h30, viaja para o Rio de Janeiro, onde fica amanhã (20/03) e em seguida, vai para Santiago, no Chile. A agenda de Obama em Brasília tem atividades cronometradas a partir do momento da chegada até a sua partida. O presidente norte-americano chega ao Brasil acompanhado pela família.
Marcello Casal Jr/ABr

Barack Obama desembarca em Brasília acompanhado da mulher e das duas filhas
Acordos econômicos e comerciais, assim como educação, ciência, tecnologia e inovação, devem ser os principais temas dos nove documentos que serão assinados por Obama e Dilma Rousseff neste sábado.
Após a reunião entre as duas delegações realizada na manhã de hoje em Brasília, Dilma e Obama devem fazer um comunicado conjunto à imprensa, no qual devem ser divulgados o conteúdo destes textos. Inicialmente, estavam previstos de 15 a 20 acordos, protocolos, memorandos de entendimento e parcerias. Esse número, porém, caiu para nove, depois de uma série de reuniões entre norte-americanos e brasileiros realizadas durante a preparação para a visita de Obama. Os principais entraves nas negociações se referiam a consensos nas áreas jurídica, técnica e política. Durante a visita ao Brasil, a agenda comercial deve ser prioridade de Obama, incluindo discussões para destravar a Rodada Doha, conforme apurou o jornal Valor Econômico. Para o setor empresarial, deve ser assinado o Teca, Tratado de Cooperação Econômica, que definirá um mecanismo bilateral, em nível ministerial, para que as barreiras ao comércio e aos investimentos nos EUA e no Brasil sejam discutidas e resolvidas.
Relações comerciais
O Brasil é o décimo maior parceiro comercial dos EUA e as exportações de bens e serviços dos EUA para o Brasil em 2010 são estimadas em mais de 50 bilhões de dólares. O comércio bilateral dobrou na última década, chegando a mais de 80 bilhões de dólares em 2010. Nos últimos cinco anos, a exportação de bens e serviços mais que dobrou, passando de 18,7 bilhões de dólares em 2004 para 38,8 bilhões de dólares em 2009, de acordo com dados oficiais. A exportação de serviços dos EUA para o Brasil também cresceu. De 2002 a 2009, a exportação de serviços dos EUA para o Brasil mais que dobrou, passando de 5,1 bilhões de dólares em 2002 para quase 12,7 bilhões de dólares em 2009. Entre essas exportações estavam serviços de telecomunicações no valor de 1,5 bilhão de dólares e serviços de comunicações e informação no total de 350 milhões de dólares .Essas exportações consistiram de bens de setores de alta tecnologia e que produzem valor. Em 2010, a maior categoria de produtos exportados dos EUA para o Brasil foi a de maquinário, no valor de 7,2 bilhões de dólares. Outras categorias de exportação importantes em 2010 incluíam aviões e peças (4,4 bilhões de dólares), maquinário elétrico (4,3 bilhões de dólares) e produtos químicos orgânicos (2 bilhões de dólares).
Apesar do volume de negócios, as relações entre os dois países têm tido dificuldades nos últimos anos. Os dois países se enfrentam na OMC (Organização Mundial do Comércio) por medidas antidumping impostas pelos norte-americanos ao suco de laranja procedente do país. A disputa começou em setembro de 2009, quando o governo brasileiro recorreu à entidade e pediu a condenação de uma modalidade de cálculo utilizada pelos EUA. Em agosto de 2009, a OMC autorizou o Brasil a retaliar os EUA por subsídios ilegais dados pelo governo norte-americano à produção de algodão.
Outros assuntos
Para a Casa Branca, é preciso construir parcerias mais fortes não só no campo econômico, mas também no energético, com foco em energia limpa, biocombustíveis e petróleo .Outro destaque da declaração conjunta deve ser a implementação de esforços para parceria entre a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) e a Agência Espacial brasileira, além de pesquisas na área de combustíveis de aviação, que eliminam menos dióxido de carbono na atmosfera. Na avaliação dos norte-americanos, as pesquisas brasileiras na área de desenvolvimento sustentável estão avançadas, principalmente no setor de biocombustíveis de segunda geração, como o etanol e o biodiesel. Os norte-americanos se interessam por tecnologias que utilizam sobras de cascas para produção, informou a Casa Branca por meio de um comunicado.
Na educação, a expectativa é de que Obama assine um convênio de intercâmbio, que beneficiaria estudantes de engenharia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que poderiam estudar no MIT (Massachusetts Institute of Technology), classificado como o melhor instituto de tecnologia dos EUA há 20 anos consecutivos. Um dos temas que deve ficar para uma próxima etapa de negociações é o que se refere à Previdência Social de brasileiros que moram nos Estados Unidos. O objetivo era garantir a transferência dos investimentos feitos por eles em território norte-americano, caso regressem para o Brasil. Mas, até quarta-feira (16/03), o texto final ainda estava em discussão.
O presidente norte-americano chegou hoje a Brasília. Mais tarde, ele vai ao Rio de Janeiro, onde fará um pronunciamento público no Theatro Municipal. Segundo a Casa Branca, ele destacará “valores comuns aos dois países”, como a busca por “inclusão social e a democracia” durante o pronunciamento. O principal discurso, com teor político, detalhando sua visão de governo para a América Latina, está reservado para sua visita ao Chile, para onde Obama viajará após sua passagem pelo Brasil. Ele ficará no Brasil até segunda-feira . Depois, seguirá para o Chile e encerrará sua visita a América Latina em El Salvador, nos dias 22 a 23 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...