domingo, 3 de julho de 2011

Veja a repercussão da morte de Itamar Franco

FOLHA/DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO

Veja a repercussão pela morte de Itamar Franco, presidente da República de 1992 a 1994. Ele morreu neste sábado aos 81 anos no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, após acidente vascular cerebral.
Sérgio Lima - 17.mar.11/Folhapress
"[Itamar Franco, presidente da República de 1992 a 1994, morre aos 81 anos em São Paulo]":http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/3410-itamar-franco
 

*
Dilma Rousseff, presidente da República - "Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do senador e ex-presidente Itamar Franco. Dirigente do País em um momento crucial da nossa história recente, o presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta. Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus familiares e amigos."
*
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República - "Mesmo nos momentos de divergência política mantivemos uma relação de profundo respeito e diálogo. Quando assumiu a Presidência em um momento conturbado, em 1992, teve sabedoria para dialogar com toda a sociedade brasileira e ajudou o país a entrar em uma rota positiva na política, na economia e no social."
*
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República - "A morte de Itamar Franco privou-nos de tê-lo no Senado, num momento no qual o país necessita de homens exemplares. Incorruptível, com espírito público comprovado, comprometido com seu estado e com o povo brasileiro, Itamar deixa um legado extraordinário. Como seu colega no Senado, seu ministro em duas pastas e como um dos alicerces de minha candidatura à Presidência, devo muito a Itamar. Mas todos devemos a ele a marca de um homem a quem o poder não abalou a simplicidade no modo de viver, nem muito menos as exigências de conduta que aplicava a si e a quem estava a seu lado."
*
José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado e ex-presidente da República - "Pessoalmente considero uma grande perda para o Brasil. Itamar marcou a vida política do país com sua personalidade inconfundível e extraordinário trabalho que desenvolveu a favor do povo, com honestidade e honradez. E, sobretudo, porque foi no seu governo que o povo encontrou a estabilidade econômica com o Plano Real."
*
Fernando Collor (PTB-AL), senador e ex-presidente da República - "Sinto muitíssimo a perda de um amigo e grande presidente do nosso País. Itamar foi um companheiro inexcedível durante o período em que militamos juntos na política. Perde o Senado e a vida pública brasileira. Um homem digno, coerente, ético e defensor intransigente dos seus ideais."
*
Aécio Neves (PSDB-MG), senador - "Itamar se despede de Minas e do Brasil deixando atrás de si um imenso vácuo de saudade e admiração. Foi um homem excepcional e singular naquilo que é tão precioso e tão raro na vida pública: a fidelidade aos seus princípios e convicções."
*
Antonio Anastasia (PSDB), governador de Minas Gerais - "Um homem que tinha, na realidade, uma vocação inacreditavelmente alta para a política e para fazer o bem. Um homem dedicado, de fato, às grandes causas do seu tempo."
*
Alberto Pinto Coelho (PP), vice-governador de Minas Gerais - "Deixa-nos um legado de luta em favor da soberania nacional e de exercício ético na vida pública. Faz parte desta constelação de homens que brilham com luz própria, que sabem construir, com independência e coragem, seu próprio caminho e abrir novas fronteiras para o desenvolvimento social e econômico do Estado e do país."
*
Marcio Lacerda (PSB), prefeito de Belo Horizonte - "Itamar Franco deixou, na política e na vida, a ética, a seriedade e a honestidade como valores intrínsecos a sua brilhante trajetória pública. Um homem público que fará falta ao país pela coragem em defender as suas posições, pela luta incansável em prol da soberania do Brasil, de Minas Gerais e da justiça. E, além de tudo, deixou um legado de estabilidade econômica, com a criação do Plano Real, que abriu as portas para o desenvolvimento e o crescimento brasileiros. É sem dúvida uma perda irreparável."
*
Dinis Pinheiro (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - "A Assembleia Legislativa se coloca ao lado de todos os mineiros e brasileiros nesse momento de dor pela perda do ex-presidente, ex-governador e senador Itamar Franco. Ele foi um exemplo para todos nós de retidão no exercício da vida pública, desde sua eleição como prefeito de Juiz de Fora, na década de 60, até sua chegada aos maiores cargos da República e de Minas Gerais. Itamar Franco marcou a vida política brasileira com seu caráter firme, suas posições claras, sua honestidade e, principalmente, pelo seu profundo amor pela população, pelo Brasil, que deve a ele o Plano Real e os dias de prosperidade que vivemos hoje. O Parlamento Mineiro lamenta profundamente o seu falecimento e se solidariza com seus familiares e amigos."
*
Marco Maia (PT-RS), deputado, presidente da Câmara - "Era um nacionalista nato que sabia ser polêmico, mas, ao mesmo tempo, um construtor de alternativas para enfrentar os principais problemas do país. Amava o Brasil como amava o seu povo."
*
Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo - "Com pesar, dedico meus sentimentos e orações ao senador Itamar Franco. Perdemos um grande brasileiro. Ético, honrado e trabalhador, esses são alguns dos muitos adjetivos para definir sua conduta. Sua honestidade, simplicidade e capacidade de agregar pessoas foram preponderantes para unir o Brasil em um momento delicado. Itamar serviu ao povo sem dele tirar qualquer proveito pessoal. Ele também marcou a história do país como o presidente da república que implantou as bases da estabilidade econômica com o Plano Real. Esta perda nos entristece."
*
Gilberto Kassab (PSD), prefeito de São Paulo - "Itamar Franco foi um homem honrado, que assumiu a Presidência da República num período conturbado da política nacional, mas que com sua credibilidade e liderança conquistou estabilidade política e desempenhou papel importante na consolidação da democracia. Itamar foi um grande brasileiro, respeitado por todos, que escreveu seu nome na historia do país."
*
Tarso Genro (PT), governador do Rio Grande do Sul - "Um homem publico que lutou e ajudou a consolidar a democracia no nosso país."
*
Beto Richa (PSDB), governador do Paraná - "O ex-presidente Itamar Franco tinha uma notável capacidade de se indignar com os desvios éticos e nunca a perdeu. Era linha dura na defesa dos interesses públicos. Passou com louvor na prova da transição de poderes [em 1992, após o impeachment de Collor] e deixou um legado de capacidade de conduzir o país a um porto seguro."
*
André Puccinelli (PMDB), governador de Mato Grosso do Sul - "Deixou uma contribuição decisiva para a construção de um Brasil desenvolvido e socialmente justo."
*
Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco - "O Brasil perde um homem público que dedicou toda a sua vida a fazer política de maneira decente e com espírito público. Pernambuco se solidariza com a família e os amigos do ex-presidente neste momento de perda."
*
Raimundo Colombo (DEM), governador de Santa Catarina - "O País se despede hoje do político mineiro que marcou a história brasileira e será lembrado pela sua carreira íntegra e seu trabalho pelo desenvolvimento do País. Além do legado de atuar pela estabilidade econômica brasileira, Itamar Franco foi uma das principais personalidades na luta pelo restabelecimento da democracia. Marcos que serão lembrados na trajetória de um batalhador pelo povo brasileiro."
*
Jaques Wagner (PT), governador da Bahia - "Sem dúvida, o Brasil perde um democrata, um homem que sempre foi comprometido e esteve ao lado da democracia. É uma perda. Ele [Itamar], que é nascido na Bahia, e desenvolveu toda a sua vida em Minas Gerais. Minhas palavras são de abraço e conforto à família e de reverência. Foi uma pessoa que teve toda a sua trajetória marcada pela luta em prol da justiça social."
*
Roberto Freire, presidente nacional do PPS, partido de Itamar - "Itamar sempre primou pela ética na política e sua história é um exemplo para todos os brasileiros. O Brasil deve muito a esse grande homem."
*
Agripino Maia (DEM-RN), senador e presidente do DEM - "A vida pública do Brasil perde uma de suas melhores referências"
*
Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB - "Nos deixa um exemplo de como se pode fazer política pensando no interesse público."
*
Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio - "O Brasil perdeu um grande político. Aquele que foi o principal articulador do Plano Real."
*
José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça - "A perda do presidente Itamar deixa uma lacuna no cenário político nacional e entristece a todos os brasileiros. Itamar Franco foi responsável por conduzir o País num dos períodos mais turbulentos da história recente e à frente do processo de transição na política e na economia teve papel decisivo para o fortalecimento da democracia no Brasil."
*
Lindberg Farias (PT-RJ), senador e um dos líderes dos caras pintadas - "Lamento muito. A melhor atuação no Senado vinha sendo do Itamar. Era o melhor senador da oposição. Para quem estava nas ruas e lutou contra o Collor, ele teve um papel importantíssimo."
*
Paulo Paim (PT-RS), senador - "Deixa um exemplo de integridade e compromisso com o Brasil."
*
Delcídio Amaral (PT-MS), senador - "Uma personalidade notável da vida política brasileira com quem tive a honra de trabalhar."
*
Marta Suplicy (PT-SP), senadora - "A convivência com o senador Itamar me fez conhecer uma pessoa gentil, competente, preocupada pelo BR e um opositor de 'tirar o chapéu'".
*
Cristovam Buarque (PDT-DF), senador - "Itamar deixa 3 marcas fortes como presidente: não tolerou corrupção, recuperou autoestima do Brasil depois do impeachment e fez o Plano Real."
*
Alvaro Dias (PSDB-PR), senador - "Itamar: dignidade e talento, produto em falta na prateleira da política nacional."
*
Duarte Nogueira (PSDB-SP), líder do partido na Câmara - "Manifesto meu profundo pesar pelo falecimento do senador e ex-presidente Itamar Franco. É uma grande perda para o país e para a política brasileira. Itamar teve um papel fundamental no período pós-impeachment, um dos momentos mais delicados e emblemáticos para a democracia brasileira, e também no processo de construção do Plano Real, que controlou a inflação e estabilizou a economia. Itamar conciliou política, honra e austeridade. Manifesto também minha solidariedade aos familiares e amigos."
*
Roberto Jefferson, presidente do PTB - "Perde Minas Gerais. Perde o Brasil."
*
Raul Jungmann, ministro do governo FHC - "Itamar foi digno e provou em vida que e possível uma política ética e orientada para o bem comum."
*
Alexis Stepanenko, ministro do governo Itamar - "Itamar foi o presidente que recuperou a credibilidade do Brasil após a crise do governo Collor. Sempre foi um homem simples e comprometido com o país."
*
Francisco Daltro (PP), governador em exercício de Mato Grosso - "Foi um grande brasileiro. Em seu governo, a inflação foi controlada e o país ingressou numa era de estabilidade econômica graças ao Plano Real."
Ex-presidente FHC diz que deve muito a Itamar
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também lamentou a morte de Itamar Franco, presidente da República de 1992 a 1994.
"A morte de Itamar Franco privou-nos de tê-lo no Senado, num momento no qual o país necessita de homens exemplares. Incorruptível, com espírito público comprovado, comprometido com seu Estado e com o povo brasileiro, Itamar deixa um legado extraordinário", disse o ex-presidente em nota.
Itamar Franco morreu aos 81 anos neste sábado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 21 de maio, quando foi diagnosticado com leucemia.
Segundo o hospital, Itamar morreu às 10h15 após acidente vascular cerebral. O corpo será transferido amanhã para Juiz de Fora (MG) para ser velado.
Ormuzd Alves - 1º.jan.95/Folhapress
FHC e Itamar Franco levantam as mãos saudando o público em frente ao Palácio do Planalto durante a posse do primeiro
FHC e Itamar Franco levantam em frente ao Palácio do Planalto durante a posse do primeiro

"Como seu colega no Senado, seu ministro em duas pastas e como um dos alicerces de minha candidatura à Presidência, devo muito a Itamar. Mas todos devemos a ele a marca de um homem a quem o poder não abalou a simplicidade no modo de viver, nem muito menos as exigências de conduta que aplicava a si e a quem estava a seu lado. Deixam saudades também seu estilo imprevisível, mas sempre movido pelo interesse público, e as maneiras educadas com que tratava a todos.", diz FHC, em nota. FHC foi ministro das Relações Exteriores e posteriormente ministro da Fazenda de Itamar. No posto, coordenou a criação do Plano Real, um dos principais fatores para a sua eleição para presidente. "Morreu um grande brasileiro, um homem das Minas Gerais, como ele dizia, mas cujo coração batia no diapasão das pessoas mais simples e mais necessitadas do Brasil, pelas quais sempre zelou", completa.
Itamar recuperou a autoestima do Brasil, diz Cristovam Buarque
DE SÃO PAULO

Itamar Franco, presidente da República de 1992 a 1994, conseguiu recuperar a autoestima do brasileiro, que estava muito angustiado. "Essa é uma marca que ficará dele para sempre", disse o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) em entrevista à Rádio Senado.
Políticos lamentaram a morte do senador neste sábado e comentaram sua a trajetória no cenário nacional.
Para Aécio Neves (PSDB-MG), Itamar tinha absoluta fidelidade às suas convicções. "Ele foi um homem público completo", disse.
Fernando Collor (PTB-AL) declarou que Itamar soube honrar as melhores tradições republicanas. "Sob seu governo nós vimos a inflação ser debelada e o país pôde reencontrar o seu caminho do desenvolvimento".
Na avaliação de Eduardo Suplicy (PT-SP), como Presidente da República Itamar teve desempenho notável e foi o responsável pela estabilização da moeda brasileira. "Sempre esteve preocupado com a forma de termos o progresso acompanhado da realização da justiça social", ressaltou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...